Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30110
Tipo: Artigo de Evento
Título: A arte urbana: do processo de criação ao concreto vivo
Autor(es): Girão, Raul Soares
Orientador: Araújo, Alessandra Oliveira
Palavras-chave: Processo criativo;Corpo vibrátil;Rede de comunicação;Autopoiese
Data do documento: 2015
Citação: GIRÃO, Raul Soares; ARAÚJO, Alessandra Oliveira; MARTINS FILHO, Tarcísio Bezerra. A arte urbana: do processo de criação ao concreto vivo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. XXXVIII, 4 a 7 de setembro de 2015., Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2015.
Resumo: O excesso de redes de comunicação no espaço urbano acaba engendrando um campo comunicacional heterogêneo, caráter facilmente notado em grandes cidades como Fortaleza. Diante disso, a arte de rua se configura como uma dessas redes e se destaca pela possibilidade de atravessar a cidade e elevar construções e monumentos à condição de campo de experiência. Logo, esta pesquisa buscou colocar em discussão a capacidade transformadora da arte produzida no contexto citadino com foco no processo de criação do artista. Para tal, serão estabelecidos diálogos entre as considerações teóricas de Rolnik (2006), Mariotti (2000) e Guattari (1992) e as observações, resultantes de entrevistas em profundidade realizadas durante maio de 2015, de três artistas urbanos locais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30110
ISSN: 2175-4683
Aparece nas coleções:ICA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_rsgirao.pdf197,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.