Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30102
Tipo: Artigo de Evento
Título: Reality show e documentário jornalístico: o hibridismo de gêneros no programa Não Conta Lá em Casa
Autor(es): Dantas, Andressa de Bittencourt Vieira
Fernandes, Kamila Bossato
Palavras-chave: Documentário jornalístico;Gêneros;Não Conta Lá em Casa;Reality show
Data do documento: 2015
Citação: DANTAS, Andressa de Bittencourt Vieira; FERNANDES, Kamila Bossato. Reality show e documentário jornalístico: o hibridismo de gêneros no programa Não Conta Lá em Casa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 38, Rio de Janeiro, 4 a 7 de set. 2015., Rio de Janeiro. Anais...,Rio de Janeiro: Intercom, 2015.
Resumo: Este trabalho visa a analisar as semelhanças e diferenças entre reality show e documentário jornalístico, e como os gêneros podem se aplicar a um mesmo produto audiovisual. As características de ambos são observadas no programa de viagens Não Conta Lá em Casa. A pesquisa é qualitativa, descritiva e visa a enriquecer o acervo acadêmico sobre o assunto. Embora o programa seja classificado como reality show, não o consideramos assim. Mais do que mostrar a vida cotidiana, o NCLC relembra e reconstrói histórias de importância social e cultural, tenta aprofundar o debate sobre temáticas pouco discutidas e ainda utiliza recursos que diferem dos programas de realidade, como a produção prévia, o roteiro e a tomada de cenas. Isso mostra que, mais que sugerir um hibridismo de gêneros, o que qualifica a atração como documentário jornalístico não é apenas a sua forma, mas também o seu conteúdo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30102
ISSN: 2175-4683
Aparece nas coleções:ICA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_abvdantas;kbfernandes.pdf258,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.