Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30027
Tipo: Dissertação
Título: Formação e atuação dos agentes comunitários de saúde em Sobral-CE para a identificação e acompanhamento das pessoas com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA) frente ao decreto nº 8.368/2014
Título em inglês: Training and performance of community health agents in Sobral-CE for the identification and follow-up of people diagnosed with autism spectrum disorder (ASD) against Decree No. 8.368 / 2014
Autor(es): Brayner, José Clauber Matos
Orientador: Furtado, Luis Achilles Rodrigues
Coorientador: Pinto, Vicente de Paulo Teixeira
Dias, Maria Socorro Araújo
Palavras-chave: Autismo;Agente Comunitário de Saúde;SUS;Direito
Data do documento: 19-Out-2016
Instituição/Editor/Publicador: Biblioteca da Universidade Federal do Ceará
Citação: BRAYNER, J.C.M. (2016)
Resumo: Estudos que busquem melhor compreender as necessidades de pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão contribuir para a oferta de cuidado/atenção desses sujeitos. O autismo passou a ser reconhecido como uma deficiência a partir do Decreto nº 8.368/2014 que versa sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. Considerando que o cuidado às pessoas com TEA envolve a atuação em equipe multiprofissional, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) configura-se como um personagem singular no rastreamento precoce dos casos de TEA na atenção primária. Nesse contexto, esse estudo teve como objetivo analisar a formação e atuação dos ACS em Sobral-CE para a identificação e acompanhamento das pessoas com diagnóstico de TEA. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário semi-estruturado e autogerenciado, aplicado a 251 ACS do município de Sobral-CE (61,8% da população). Os participantes anuíram a participação. Pesquisa aprovada no Comitê de Ética da Universidade Estadual Vale do Acaraú. A análise dos resultados revelou que: 90,8% da amostra foi representado por ACS do gênero feminino; observou-se concentração superior a 60% da amostra na faixa etária entre 25-44 anos; apenas 1,6% da amostra tinham o Ensino Fundamental Incompleto, 64,5% dos ACS tinham Ensino Médio Completo, e mais de 25% da amostra está cursando ou já concluiu o nível superior. Considerando os conhecimentos dos ACS sobre o TEA, observou-se que: 65,7% dos ACS sabem o que é o autismo. Quando questionados se consideram o autismo uma deficiência observou-se uma similaridade nos percentuais entre aqueles que consideram o autismo uma deficiência (41%) e aqueles que não consideram (54,6%). 74,9% dos ACS afirmaram existir pessoas com diagnóstico de TEA na sua área de atuação. Quando questionados sobre a participação em processos de Educação Permanente acerca da temática Autismo, 88,4% dos ACS responderam não ter participado. Analisando-se a pergunta: como você considera seu conhecimento nessa área, 82,1% dos ACS consideram seu conhecimento de regular-péssimo. Essa observação fica mais evidente quando se questionou se o ACS se sentia preparado para identificar esses pacientes, onde 82,9% dos ACS responderam que não se sentiam preparados. Ademais, questionando se tinham interesse em aperfeiçoar seu conhecimento nessa área, 97,2% dos ACS manifestaram interesse. Além disso, 98,4% da amostra considera importante o ACS identificar os pacientes com TEA. Podemos concluir que existe uma demanda de TEA no município de Sobral-CE e que os ACS possuem informações sobre o autismo. Ainda, não foram identificadas ações de capacitação referentes ao TEA para esses profissionais que demonstraram claro interesse de participação nesse tipo de atividade. Portanto, sugere-se a inclusão desta temática nos processos de Educação Permanente para que uma vez capazes de identificar precocemente os casos de TEA os ACS possam contribuir para melhorar a qualidade da atenção e resolutividade dos serviços de saúde, superando um dos maiores desafios enfrentados na assistência à pessoa com TEA que é o diagnóstico tardio, um dos determinantes de um prognóstico ruim para esses sujeitos.
Abstract: Studies that seek to understand the needs of patients diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) may contribute to better provision of care / attention for these individuals. Decree #8,368/2014 recognized that people with ASD have the Rights of Persons with Disabilities. The Community Health Worker (CHW) is a unique character in the early identification of cases of ASD in primary care, gateway to the Unified Health System (SUS) and reference for comprehensive care. The aim of this study was to analyze the implementation of continuous education actions and the technical qualification of 406 CHWs, in Sobral-CE, regarding the care of people diagnosed with ASD, after the commencement of Decree #8,368/2014. Data collection was conducted by means of a semi-structured and selfmanaged questionnaire administered to 251 CHWs in the municipality of Sobral-CE (sample equal to 61.8% of the population). The participants signed the Informed Consent Form (Resolution #196/96). The results showed that: 90.8% of the sample was represented by female CHWs; a concentration above 60% of the sample was aged between 25-44 years old; only 1.6% of the sample had not completed elementary school, while 64.5% of CHWs had completed High School, and more than 25% of the sample were attending or had completed higher education. Regarding the knowledge of the CHWs on ASD, it was observed that: 65.7% of the CHWs know what autism is. When asked if they consider autism a deficiency there was a similarity in the percentage of those who consider autism a disability (41%) and those who do not (54.6%). 74.9% of CHWs affirmed that there were patients diagnosed with ASD in their attendance area. When asked about participation at any point in Continuing Education where the theme of Autism was discussed, 88.4% of CHWs responded that they had not participated in this type of training. Analyzing the question: how do you consider your knowledge in this area, 82.1% of the CHWs consider their knowledge as regular-bad. This observation is more evident when the CHWs were questioned whether they felt prepared to identify these patients, and 82.9% of CHWs responded that they did not feel prepared. Moreover, when questioned whether they had an interest in improving their knowledge in this area, 97.2% of the CHWs affirmed their interest. In addition, 98.4% of the sample considers it important for the CHWs to identify patients with ASD. When asked about how the practice of CHWs could contribute in the identification and monitoring of people with ASD, the following was reported: the need for training on the theme; and that they could contribute through the good reception of people with ASD and their families. Still, their speech shows the expanded view on the need for multi-professional work in the care of people with ASD, through the work of the CHWs, the minimum staff of a Family Heath Team (FHS) and a Support Center for Family Health (SCFH). Another aspect mentioned corresponds to the desire of professionals to promote the social inclusion of people with ASD. To sum up, there is a demand for ASD in Sobral-CE. No training activities for ASD were identified for these professionals that have demonstrated a clear interest in the subject. Therefore, there is urgency for the involvement of CHWs in Continuous Education processes with emphasis on ASD to achieve efficient and transforming professional practice, by means of constant learning, qualifying health care and its resoluteness, overcoming one of the biggest challenges of ASD, which is the late diagnosis.
Descrição: BRAYNER, J.C.M. Formação e atuação dos agentes comunitários de saúde em Sobral-CE para a identificação e acompanhamento das pessoas com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA) frente ao decreto nº 8.368/2014. 2016. 77 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30027
Aparece nas coleções:PPGSF - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_jcmbrayner.pdfBRAYNER, J.C.M. Formação e atuação dos agentes comunitários de saúde em Sobral-CE para a identificação e acompanhamento das pessoas com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA) frente ao decreto nº 8.368/2014. 2016. 77 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2016.1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.