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dc.contributor.advisorBarreto, Flávio Ataliba Flexa Daltro-
dc.contributor.authorTavares, Jean Max-
dc.date.accessioned2018-02-27T17:14:59Z-
dc.date.available2018-02-27T17:14:59Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.citationTAVARES, Jean Max. A contribuição da educação e da infra-estrutura para o crescimento da produtividade e do produto nos estados brasileiros: 1986-1998. 2001. 72f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza (Ce), 2001.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29948-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCrescimento econômicopt_BR
dc.titleA contribuição da educação e da infra-estrutura para o crescimento da produtividade e do produto nos estados brasileiros: 1986-1998pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação procura investigar as razões para a existência de taxas de crescimento diferenciadas entre os estados brasileiros no período 1986-98, através da análise dos determinantes do crescimento do produto e dos fatores que influenciam a Produtividade Total dos Fatores (PTF). Através da contabilidade do crescimento e de um modelo econométrico, verifica-se que os estados mais desenvolvidos e com maior nível de escolaridade possuem os mais elevados níveis de produtividade. Mostra-se também que os estados menos desenvolvidos, como os da região Nordeste, são amplamente dependentes do capital para elevar a taxa de crescimento do produto, embora seja possível investir em educação nesta região dada sua alta contribuição para a produtividade. Observa-se que as variáveis de infra-estrutura - saneamento, transporte e energia elétrica - contribuem positivamente para o crescimento da produtividade total dos fatores em todos os estados. Através de simulações, percebe-se que os estados que tivessem um aumento significativo no nível de escolaridade sofreriam um aumento na taxa de crescimento do produto. Enfim, conclui-se que as diferenças nas taxas de crescimento do produto entre os estados decorre da diferença existente entre os níveis de educação de sua população, sugerindo que, embora problemas regionais existam, o enfoque inicial deve ser dado ao indivíduo, capacitando-o para absorver novas tecnologias e conhecimentos.pt_BR
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