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dc.contributor.authorDomingos, Laís Santos-
dc.date.accessioned2018-02-23T18:21:50Z-
dc.date.available2018-02-23T18:21:50Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationDomingos, L. S. (2016)pt_BR
dc.identifier.issn2448-0495-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29904-
dc.descriptionDOMINGOS, Laís Santos. Kubata bantu: vivências pedagógicas para ir além do conhecimento eurocentrado. In: SEMINÁRIO ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA. AFROBRASILIDADES: CULTURA, RELIGIOSIDADE E EDUCAÇÃO, 7., 19 a 23 de setembro de 2016, Crato(CE), Juazeiro do Norte (CE), Bodocó (PE). Anais... Juazeiro do Norte (CE): Universidade Regional do Cariri, 2016. p.321-332.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDescolonização dos Saberespt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleKubata bantu: vivências pedagógicas para ir além do conhecimento eurocentradopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem por objetivo refletir sobre possibilidades de ruptura com o conhecimento eurocentrado trazendo para o processo de ensino-aprendizagem outros saberes. Com o descobrimento da América (latina) tem início a organização colonial do mundo tendo a Europa como ponto zero por onde os demais povos serão pesados e medidos. Mesmo com o fim do período colonial as hierarquias coloniais, articuladas sob as formas de diferenciação de raça, gênero, sexo e conhecimento, permanecem até a atualidade. Analisando os muros e problemáticas construídos pela ideia de um saber único e legitimo eurocentrado, este artigo esboça uma possibilidade de ir além dele, trazendo a Kubata Bantu para a roda para dialogar com outros saberes no processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa, que tem como objeto empírico a Kubata Bantu, ainda em andamento, busca uma práxis reflexiva diante da colonialidade do saber e sua ruptura trazendo suas experiências como uma possibilidade dentro desse processo. Usa um referencial teórico que não se limita ao cânone europeu com autores como Boaventura (2010), Grosfoguel (2010) e Quijano (2000).pt_BR
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