Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2988
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Gilberto Lacerda | - |
dc.contributor.author | Andrade, Jaqueline Barbosa Ferraz de | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-04T14:57:04Z | - |
dc.date.available | 2012-07-04T14:57:04Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Jaqueline Barbosa Ferraz de. A mediação na tutoria online: o entrelace que confere significado à aprendizagem 2007. 94f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Salvador-BA, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2988 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Tutoria | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Experiência de Aprendizagem Mediada | pt_BR |
dc.subject | Tutorship | pt_BR |
dc.subject | Mediation | pt_BR |
dc.subject | Interaction | pt_BR |
dc.subject | Experience of Mediated Learning | pt_BR |
dc.subject | Tutoria a Distância | pt_BR |
dc.subject | Ensino por Tutoria | pt_BR |
dc.subject | Interação homem-máquina | pt_BR |
dc.subject | Análise de interação em educação | pt_BR |
dc.subject | Ambiente Virtual de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual na educação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação do Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Essa dissertação tem como objetivo compreender as dimensões do trabalho do tutor em processos educativos a distância e a interface do seu trabalho no processo ensino-aprendizagem. Especificamente na educação online, os instrumentos de comunicação se transformam em instrumentos simbólicos de mediação, pois é através deles que o sujeito constrói seu raciocínio, dinamiza múltiplas habilidades e potencializa suas linguagens. Embora os recursos midiáticos ofereçam dispositivos que permitem a interatividade, a autonomia cognitiva necessária para atuar nesse cenário requer a experiência interativa, no grupo, do componente humano e seu processo de mediação. Essa qualidade de interação em processos midiatizados pelas tecnologias pode ser dinamizada por um agente mediador inserido com o propósito específico de aproximar o ensino da aprendizagem, promovendo o sentimento de pertença, o protagonismo e o trabalho colaborativo. Portanto, é resultado de uma pesquisa realizada com profissionais docentes que atuam em tutorias online para delinear a presença mediadora do tutor em cursos à distância em ambientes virtuais e a forma como promovem uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.title.en | The Mediation in the tutorship online: interlink that brigs meaning to the learning process. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_Dis_JBFANDRADE.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.