Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2988
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Gilberto Lacerda-
dc.contributor.authorAndrade, Jaqueline Barbosa Ferraz de-
dc.date.accessioned2012-07-04T14:57:04Z-
dc.date.available2012-07-04T14:57:04Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationANDRADE, Jaqueline Barbosa Ferraz de. A mediação na tutoria online: o entrelace que confere significado à aprendizagem 2007. 94f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Salvador-BA, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2988-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectExperiência de Aprendizagem Mediadapt_BR
dc.subjectTutorshippt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectInteractionpt_BR
dc.subjectExperience of Mediated Learningpt_BR
dc.subjectTutoria a Distânciapt_BR
dc.subjectEnsino por Tutoriapt_BR
dc.subjectInteração homem-máquinapt_BR
dc.subjectAnálise de interação em educaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempt_BR
dc.subjectRealidade virtual na educaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação do Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.titleA Mediação na Tutoria Online: o Entrelace que Confere Significado à Aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEssa dissertação tem como objetivo compreender as dimensões do trabalho do tutor em processos educativos a distância e a interface do seu trabalho no processo ensino-aprendizagem. Especificamente na educação online, os instrumentos de comunicação se transformam em instrumentos simbólicos de mediação, pois é através deles que o sujeito constrói seu raciocínio, dinamiza múltiplas habilidades e potencializa suas linguagens. Embora os recursos midiáticos ofereçam dispositivos que permitem a interatividade, a autonomia cognitiva necessária para atuar nesse cenário requer a experiência interativa, no grupo, do componente humano e seu processo de mediação. Essa qualidade de interação em processos midiatizados pelas tecnologias pode ser dinamizada por um agente mediador inserido com o propósito específico de aproximar o ensino da aprendizagem, promovendo o sentimento de pertença, o protagonismo e o trabalho colaborativo. Portanto, é resultado de uma pesquisa realizada com profissionais docentes que atuam em tutorias online para delinear a presença mediadora do tutor em cursos à distância em ambientes virtuais e a forma como promovem uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.title.enThe Mediation in the tutorship online: interlink that brigs meaning to the learning process.pt_BR
Aparece nas coleções:PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_Dis_JBFANDRADE.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.