Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29859
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCabral, Augusto Cézar de Aquino-
dc.contributor.authorCruz Neto, Alfredo Dias da-
dc.date.accessioned2018-02-22T12:08:45Z-
dc.date.available2018-02-22T12:08:45Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationCRUZ NETO, Alfredo Dias da. Relações entre cultura e comprometimento organizacional: um estudo em duas empresas atuantes no mercado cearense. 2010. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29859-
dc.description.abstractThis job has searched to investigate the relations between the models from the organizational culture and the organizational commitment. The Methodological Theory Parameters used at this research was the models from the organizational culture from Cameron and Quinn (1996) and the models of organizational commitment from Meyer and Allen (1991). This study is characterized as an explorer research, descriptive, supported by bibliography research and documentary. This documentary research has been the base for a show definition and the understanding of the characteristics from the researched organizations. The research will happen at two company leaders of market participation on this segment which has worked in the State of Ceara. The basis collect will be done through a survey, subdivided in subjects of organizational culture profile, degrees of organizational commitment and the profile of the respondents, adopting a variation liket degree from 1 to 5 for the answers. The presentation methods and analysis from the degrees have been developed in three blocs. The first handles the interviewed profile for a way of a descriptive analysis, the second bloc identifies the predominant culture model and each organization researched in this job and the third bloc presents the categories of commitment at each of the organizations .The obtained results showed us, a predominate of innovated and market typology, in one of the researched companies and the predominant market typology in the second researched company. Thought the obtained results researched it was valued that the innovate culture relates definitely to the emotional commitment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectComprometimento organizacionalpt_BR
dc.titleRelações entre cultura e comprometimento organizacional: um estudo em duas empresas atuantes no mercado cearensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho buscou investigar as relações entre as tipologias da cultura organizacional e o comprometimento organizacional. O parâmetro teórico-metodológico utilizado nesta pesquisa foi a tipologia de cultura organizacional de Cameron e Quinn (1996) e modelo de comprometimento organizacional de Meyer e Allen (1991). Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, descritiva, apoiando-se em pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa documental foi base para definição da amostra e entendimento das características das organizações pesquisadas. A pesquisa foi realizada em duas empresas líderes em participação de mercado no segmento que atuam no estado do Ceará. A coleta de dados foi feita através de um Survey, subdividido em elementos dos perfis da cultura organizacional, escalas de comprometimento organizacional e perfil dos respondentes, adotando-se uma Escala Liket de variação de 1 a 5 para as respostas. Os métodos de apresentação e análise dos dados desenvolveram-se em três blocos: o primeiro trata do perfil dos entrevistados por meio de uma análise descritiva, o segundo bloco identifica a tipologia cultural predominante em cada organização pesquisada neste trabalho e o terceiro bloco apresenta as categorias de comprometimento em cada uma das empresas.Os resultados obtidos indicam uma predominância das tipologias inovativa e mercado em uma das empresas pesquisadas e a tipologia mercado predominante na segunda empresa pesquisada. Validou-se através dos resultados obtidos a hipótese de que a cultura inovativa relaciona-se de forma significativa com o comprometimento afetivo.pt_BR
Aparece en las colecciones: PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_dis_adcruzneto.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.