Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29737
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerraz, Serafim Firmo de Souza-
dc.contributor.authorCarioca, Alan Jivago Saraiva-
dc.date.accessioned2018-02-16T19:12:50Z-
dc.date.available2018-02-16T19:12:50Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCARIOCA, Alan Jivago Saraiva. Carreira e aprendizagem na cultura popular: um estudo sobre sanfoneiros cearenses. 2013. 92 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29737-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the learning process of accordionists from Ceará in developing their careers. The understanding of the processes of knowledge acquisition of accordionists can contribute to a better understanding of the elements of artistic and entrepreneurial skills of the music industry from Ceará. The concepts covered were the creative economy, learning and career. The research is qualitative in nature regarding the goals is analytical as well as a case study in the form of multiple cases. As for the media, it is a research field that uses the technique of the life history. It was used as subjects six accordionists, whose representativeness is recognized in the environment musical, which operate in the state of Ceará and they were available. Data collection was conducted through interviews with semistructured schedule and the data were analyzed using the method of content analysis. The results show that the knowledge acquired by the accordionists was conceived through the experiential learning process and their careers develop through cycles presenting characteristics of entrepreneurial behavior.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCarreiras - Planejamentopt_BR
dc.subjectAcordionistas - Cearápt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.titleCarreira e aprendizagem na cultura popular: um estudo sobre sanfoneiros cearensespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem por objetivo de analisar o processo de aprendizagem de sanfoneiros cearenses no desenvolvimento de suas carreiras. O entendimento acerca dos processos de aquisição de conhecimentos dos sanfoneiros pode contribuir para uma melhor compreensão dos elementos que compõem as competências artísticas da cultura popular e empresariais do setor musical cearense. Os conceitos abordados foram os de economia criativa, aprendizagem e carreira. A pesquisa é de natureza qualitativa quanto aos objetivos é analítica e também como estudo de caso na modalidade de casos múltiplos. Quanto aos meios, trata-se de uma pesquisa de campo que utiliza a técnica de história de vida. Foram tomados como sujeitos seis sanfoneiros, cuja representatividade é reconhecida no meio musical, que atuam no estado do Ceará e que foram acessíveis. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com roteiro semi-estruturado e os dados foram analisados através do método de análise de conteúdo. Os resultados mostram que os conhecimentos adquiridos pelos sanfoneiros foram concebidos por meio do processo de aprendizagem experiencial e suas carreiras se desenvolvem por meio de ciclos apresentando características do comportamento empreendedor.pt_BR
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_ajscarioca.pdf4,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.