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dc.contributor.advisorSantos, Gilberto Lacerda-
dc.contributor.authorMinholi, Marcelo Ricardo-
dc.date.accessioned2012-07-04T13:32:45Z-
dc.date.available2012-07-04T13:32:45Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationMinholi, M. R. ; Santos, G. L. (2007)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2967-
dc.descriptionMINHOLI, Marcelo Ricardo. Oferta de disciplinas a distância em Cursos de Pós-graduação Lato-sensu: estudo de caso da UNIPAR – Universidade Paranaense, 2007. 95f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Umuarama-PR, 2007.pt_BR
dc.description.abstractThe goal of this work is to analyze the impact of the distance learning disciplines in the graduation courses of UNIPAR – Universidade Paranaense, where they have been offered, through the achievement of a qualitative survey of the involved actors views (teachers and students), information obtained from the official assessments and information about the characteristics of learning environment use. The case study was realized in 2007, after the offer, in distance learning modality, of the Cientific Research Methodology and Higher Education Methodology disciplines at various lato sensu graduation courses offered by the institution. To evaluate the responsiveness was employed questionnaires that were developed based on the SERVQUAL multidimensional scale, supported by data collected from the academic records and the virtual learning environment access registrations used as a support for provision of the subjects in question, seeking to be in line with the MEC quality indicators. There was analyzed the expectations of each group, the assessment of the content and provided services, information on the profile of previous training, personal characteristics and technological and environmental support used by the actors in the activities, in order to clarify any facts that could interfere in the evaluation. Additionaly was performed a comparison between the results obtained in official assessments of the disciplines offered with the results obtained by other classes in the presential modality. Finally, the collection of raised informations and its assessment pointed to acceptable levels of responsiveness in the supply of distance learning disciplines, indicating points that should be revised in order to eliminate inconsistencies in the original project, bringing to light important information about how the actors approached the project.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectReceptividadept_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectUNIPARpt_BR
dc.subjectDisciplinaspt_BR
dc.subjectPós-graduaçãopt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectDistance Learningpt_BR
dc.subjectReceptivenesspt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectUNIPARpt_BR
dc.subjectDisciplinespt_BR
dc.subjectPost-graduationpt_BR
dc.subjectUsabilitypt_BR
dc.subjectAcessibilitypt_BR
dc.subjectDisciplinas de Ensinopt_BR
dc.subjectEducação de Pós-Graduação – Organização e Administraçãopt_BR
dc.subjectGestão da Educaçãopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades – Currículospt_BR
dc.titleOferta de disciplinas a distância em Cursos de Pós-graduação Lato-sensu: estudo de caso da UNIPAR – Universidade Paranaensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste trabalho é analisar o impacto das disciplinas a distância nos cursos de pós-graduação da UNIPAR – Universidade Paranaense, onde as mesmas já foram ofertadas, por meio da realização de levantamento qualitativo das opiniões dos atores envolvidos (docentes e discentes), de informações obtidas junto às avaliações oficiais e de informações sobre características de utilização do ambiente de aprendizagem. O estudo de caso se deu em 2007 após a oferta, na modalidade de ensino a distância, das disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica e Metodologia do Ensino Superior em diversos cursos de pós-graduação lato sensu ofertados pela instituição. Para avaliação da receptividade foram empregados questionários elaborados a partir da escala multidimensional SERVQUAL, apoiados por dados coletados junto aos registros acadêmicos e de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem utilizado como suporte para oferta das disciplinas em questão, buscando estar em consonância com os indicadores de qualidade do MEC. Foram analizadas, além das expectativas de cada grupo, a avaliação feita pelos mesmos dos conteúdos e serviços prestados, informações sobre o perfil de formação anterior, características pessoais e do suporte tecnológico e ambiental utilizado pelos atores durante as atividades, afim de esclarecer quaisquer fatos que pudessem interferir na avaliação. Complementarmente foi realizada a comparação dos resultados obtidos em avaliações oficiais das disciplinas ofertadas com os resultados obtidos por outras turmas na modalidade presencial. Por fim, o conjunto de informações levantadas e a sua avaliação apontou para níveis aceitáveis de receptividade da oferta de disciplinas a distância, indicando pontos que devem ser revistos, afim de eliminar inconsistências no projeto original, trazendo à luz informações importantes sobre a forma como os atores encararam o projeto.pt_BR
dc.title.enIt offers of disciplines in the distance in lato sensu graduation courses: case study of the UNIPAR - Universidade Paranaensept_BR
Aparece nas coleções:PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC

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