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Tipo: TCC
Título: Análise do retorno de investimentos em ações mercadológicas em empresas varejistas do setor de tecnologia da informação
Autor(es): Honorato, Renan de Caldas
Orientador: Correia Neto, Jocildo Figueiredo
Palavras-chave: Marketing;Investimentos - Análise;Tecnologia da informação
Data do documento: 2013
Citação: HONORATO, Renan de Caldas. Análise do retorno de investimentos em ações mercadológicas em empresas varejistas do setor de tecnologia da informação. 2013. 62 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: Com a crise financeira que o mundo está passando, não é difícil pensar que a população tem que cuidar de suas finanças e saber em o que e como irá melhor aplicar suas economias. Para o ambiente empresarial, a situação não é diferente. A concorrência entre as empresas, cada vez mais acirrada, faz com que os administradores repensem melhor os seus gastos, de modo a se manterem competitivos no mercado. Uma área de atividade que acaba por ir ao encontro desse cenário é o Marketing. Em empresas, não raro, o marketing envolve atividades tidas como dispendiosas por muitos que não observam plenamente os seus benefícios, como a fidelidade do consumidor em relação à marca, a atratividade de novos clientes e a conectividade da empresa com os stakeholders, diferenciais significativos no mercado, quando bem utilizados. Investimentos em Marketing podem ter um alto custo e, eventualmente, não trazer resultados passíveis de quantificação financeira. Porém, há estudos que procuram mensurar este retorno com base em modelagem estatística. O retorno desses investimentos em ações mercadológicas é o foco principal deste trabalho, que busca investigar como gestores do setor de varejo do ramo de tecnologia da informação (TI) tratam essas aplicações. A TI alcança as mais diversas áreas do conhecimento e está cada vez mais presente no dia-a-dia das organizações. Sendo assim, criar relacionamentos duradouros com clientes é mister e esta é uma das tarefas do Marketing. A pesquisa dar-se-á através de entrevistas semi-estruturadas, com gestores varejistas da área TI, utilizando um roteiro previamente elaborado, que permitirá ao entrevistador a oportunidade de diagnosticar o conhecimento real dos entrevistados em relação à mensuração de investimentos em Marketing e à percepção do retorno que a empresa observa destes desembolsos. Espera-se, assim, que este estudo demonstre como algumas empresas varejistas do ramo de TI fazem, ou não, a análise do retorno de investimentos em Marketing e se esses retornos são significativos para a organização.
Abstract: The financial crisis that the world is experiencing , it is not hard to think that people have to take care of your finances and know in what and how will better apply their economies . For the business environment, the situation is no different . The competition between companies , increasingly fierce , makes managers better rethink their spending in order to remain competitive in the market . An area of activity that ends up to meet this scenario is the Marketing . In companies not infrequently involves marketing activities perceived as expensive by many who do not fully observe its benefits , such as consumer loyalty toward the brand , the attraction of new clients and enterprise connectivity with stakeholders, significant differences in market when properly used . Investments in Marketing can be expensive and possibly not bring results which financial quantification . However , there are studies that seek to measure this return based on statistical modeling . The return on these investments in marketing actions is the main focus of this work , which seeks to investigate how managers of the retail sector in the business of information technology (IT) treat these applications . TI achieves the most diverse areas of knowledge and is increasingly present in day- to-day organizations . Thus , creating lasting relationships with customers it is necessary and this is one of the marketing tasks . The research will take place through semi - structured interviews with retail managers of IT area , using a previously prepared script , which will allow the interviewer the opportunity to diagnose the actual knowledge of the respondents regarding measurement of investments in marketing and perception of the return that the company observes these disbursements . Thus, it is expected that this study demonstrates how some retailers make the IT industry or not , the analysis of return on investment in marketing and these returns are significant to the organization.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29651
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