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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Áurio Lúcio Leocádio da-
dc.contributor.authorRocha, Daniel Queiroz Moreira da-
dc.date.accessioned2018-02-09T17:52:49Z-
dc.date.available2018-02-09T17:52:49Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationROCHA, Daniel Queiroz Moreira da. Processo de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Club. 2013. 50 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29630-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEsportes - Patrocíniopt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectClubes de futebolpt_BR
dc.titleProcesso de decisão do patrocínio esportivo no Clube de Futebol Ceará Sporting Clubpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como tema a análise do processo de decisão do patrocínio esportivo no clube de futebol Ceará Sporting Club. Seu objetivo é saber como ocorre o processo de patrocínio esportivo em clubes de futebol, aqui representado por uma equipe do Estado do Ceará, o Ceará Sporting Club. Assim, analisou-se o que há na teoria sobre patrocínio esportivo e sua avaliação de resultados com o que está sendo visto atualmente em um clube de futebol. Para se atingir tal objetivo, pesquisou-se um referencial teórico relacionado ao tema, abordando conceitos, tipos, características e benefícios do patrocínio esportivo como também a avaliação de resultados do marketing e avaliação dos resultados do patrocínio esportivo. Após a revisão bibliográfica, realizou-se uma coleta de dados entrevistando o atual diretor financeiro responsável pelo o marketing no Ceará Sporting Club que também disponibilizou um documento sobre o tema para ser utilizado como dados secundários. Em seguida as informações coletadas foram tratadas qualitativamente. A pesquisa pode constatar que o patrocínio esportivo no clube possui uma atuação bem limitada devido a desorganização e falta de estrutura por falta de uma unidade de marketing responsável por isso, fazendo com que acabe perdendo grandes investimentos nesse sentido. Pode-se notar também como ocorre todo o processo de patrocínio esportivo e de seus resultados. Finalmente o estudo nos remete a importância do tema e o quanto tem que se evoluir para que o futebol brasileiro melhore cada vez mais.pt_BR
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