Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29588
Tipo: TCC
Título: Gestão de compras: um estudo de caso
Autor(es): Nogueira, Francisco Adaubergues Nobre
Orientador: Avelar Júnior, Odilardo Viana de
Palavras-chave: Empresas - Compra;Supermercados;Gestão de suprimentos;Marketing de relacionamento
Data do documento: 2013
Citação: NOGUEIRA, Francisco Adaubergues Nobre. Gestão de compras: um estudo de caso. 2013. 52 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi o estudo da gestão de compras e sua importância estratégica para organizações. Por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, procurou-se identificar os aspectos que fazem deste um setor de relevância estratégica, bem como demonstrar a potencial capacidade de melhoria na sua gestão. Realizou-se um levantamento da literatura para descrição dos objetivos e funções do setor, assim como dos aspectos estratégicos da gestão. Foram pesquisados os tipos de fornecedores, os atributos básicos que compõem um bom fornecedor, as variáveis relevantes na escolha da fonte de suprimento e na sua avaliação, da mesma forma que os benefícios do bom relacionamento e da parceria. Os sistemas de compras foram identificados como ferramentas muito importantes para a gestão, apresentaram-se duas soluções de tecnologia para o setor. Por meio de entrevista direta com o gestor de compras de uma rede de supermercados e do acesso a documento eletrônico, realizou-se um estudo de caso com a finalidade de comparar o referencial teórico com a realidade da empresa. Os resultados desta pesquisa comprovaram que o setor de compras deve ser visto como estratégico, ocupando lugar próximo ao topo da pirâmide na estrutura organizacional e, devido a teoria não ser de fato aplicada, fica evidenciado o potencial para melhoria na gestão.
Abstract: The main objective of this work was to study the purchasing management and its strategic importance to organizations. Through literature review and case study, we sought to identify the aspects that make this a sector of strategic relevance, as well as demonstrate the potential ability to improve their management. We conducted a literature review to describe the objectives and functions of the sector as well as the strategic aspects of management. Types of providers, the basic attributes that make up a good supplier, the relevant variables in the choice of power supply and its evaluation, the same way that the benefits of good relationship and partnership were surveyed. The procurement systems were identified as very important implement for the management, were presented two solutions about technology to sector. Through direct interview with the purchasing manager of a supermarket chain and access to electronic documents, we performed a case study in order to compare the theoretical framework with the reality of the company. The results of this research showed that the sector should be seen as strategic, taking place near the top of the pyramid organizational structure and because the theory has not practiced, it was evident potential for improved management.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29588
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_fannogueira.pdf606,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.