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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29569
Tipo: | TCC |
Título: | Identificação de regiões populares a partir de trajetórias |
Autor(es): | Silva, Yago Alves da |
Orientador: | Rafael, Lívia Almada Cruz |
Palavras-chave: | Táxis;Região- Interesse;Análise por agrupamento;Trajetória |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | SILVA, Yago Alves da. Identificação de regiões populares a partir de trajetórias. 2017. 40 f. TCC (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, CE, 2017. |
Resumo: | Este trabalho descreve um processo de identificação de regiões populares, por meio de trajetórias de taxistas, onde são identificados os pontos onde o carro está parado. Os dados aqui usados pertencem ao aplicativo TaxiSimples e representam 7 dias de oficio de taxistas, do mês de junho de 2016 na cidade de Fortaleza-CE. Aqui, são avaliadas duas abordagens para chegar a esse objetivo, a primeira estrategia é o SMoT, proposto por Alvares et al. (2007a) e é baseada em interseção entre as trajetórias e pontos de interesse previamente mapeados, esses pontos foram mapeados pela Google e extraídos por meio de um Script que usa uma API disponibilizada por ele. Já a segunda, é o CB-SMoT, proposto por Palma et al. (2008) e usa uma variância do algoritmo DBSCAN para perceber onde o carro está com a velocidade baixa para identificar regiões de interesse. Foi usado também o DBSCAN para a clusterização das paradas, com o objetivo de idenficar clusters de regiões populares, medindo-as pela quantidade de paradas existentes perto dos cores dos clusters. Ao fim disso, o Script foi usado novamente para mostrar os pontos de interesse próximos as regiões populares. |
Abstract: | This paper describes a process of identification of popular regions, through taxi drivers trajectories, where the points where the car is stopped are identified. The data used here belong to the TaxiSimples application and represent 7 days of official taxi drivers, from June 2016 in the city of Fortaleza-CE. Here, two approaches are evaluated to reach this objective, the first strategy is the SMoT, proposed by Alvares et al. (2007a) and is based on intersection between previously mapped trajectories and points of interest, these points were mapped by Google and extracted by mean of a script that uses an API made available by it. The second one is the CB-SMoT, proposed by Palma et al. (2008) and uses a variance of the DBSCAN algorithm to figure out where the car is at low speed to identify regions of interest. DBSCAN was also used for the clustering of the stops, with the objective of identifying clusters of popular regions, measuring them by the number of stops existing near the colors of the clusters. At the end of this, the Script was used again to show points of interest near the popular regions. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29569 |
Aparece nas coleções: | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - QUIXADÁ - TCC |
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