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Tipo: Dissertação
Título: Estudo do alinhamento entre a estratégia de negócio e as decisões de implantação da filosofia de produção enxuta na indústria eletroeletrônica do Ceará
Autor(es): Lemos, Vicente Paulo Lima
Orientador: Barros Neto, José de Paula
Palavras-chave: Marketig;Administração de produção
Data do documento: 2011
Citação: LEMOS, Vicente Paulo Lima. Estudo do alinhamento entre a estratégia de negócio e as decisões de implantação da filosofia de produção enxuta na indústria eletroeletrônica do Ceará. 2011. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2011.
Resumo: Este trabalho teve como foco o segmento industrial eletroeletrônico do estado do Ceará, por meio de estudo de caso em três empresas, investigando as decisões estratégicas de operações relacionadas à implantação da filosofia de produção enxuta. O estudo mostra-se significativo, na medida em que existem poucas pesquisas que exploram a adoção da filosofia de produção enxuta em empresas brasileiras, sob a perspectiva das inter-relações estratégicas com o negócio. Como objetivo do estudo, analisou-se o alinhamento estratégico entre as decisões de operações e a estratégia de negócio estabelecida. O estudo apoiou-se na revisão da fundamentação teórica para escolha do método de análise de alinhamento estratégico aplicado. Para tal, foi conduzida uma revisão teórica abrangendo o conteúdo da estratégia de operações, conceituação e metodologias de alinhamento estratégico, os conceitos, princípios e inter-relações estratégicas da filosofia de produção enxuta. O pesquisador estruturou a análise de casos a partir do método de alinhamento estratégico proposto por Berry, Hill e Klompmaker (1999), que avalia o alinhamento entre as estratégias de marketing e operações com os objetivos de negócio, utilizando o mercado como o referencial estratégico para as decisões. O método de análise utilizado compõe-se de cinco passos de análise. Parte-se da visão da área de marketing sobre o negócio, pela análise de clientes, competidores e forças e fraquezas da empresa, a fim de identificar e caracterizar os segmentos de mercado. Feito isso, buscam-se as necessidades de mercado, parcial ou totalmente, que são relacionadas com a área de operações, traduzindo-as em critérios competitivos mensuráveis. Em um próximo passo, identificam-se as defasagens existentes entre o desejado pelo mercado e o efetivamente realizado pelas operações. Num quarto passo, descrevem-se as decisões estratégicas tomadas e relacionadas à implantação da produção enxuta. E por fim, no último passo, avalia-se a estratégia de operações tomada quanto à sua adequação em eliminar as defasagens de desempenho detectadas na análise do mercado. O estudo utiliza o método de alinhamento para investigar em caráter exploratório se a decisão pela filosofia enxuta, como uma decisão estratégica de operações, demonstra-se alinhada com o negócio. A pesquisa de campo iniciouse com a etapa de sondagem para verificar quais empresas estariam aptas ao estudo. Como resultado, três empresas foram escolhidas e investigadas por meio de uma estratégia de pesquisa de estudo de caso. Utilizou-se, como técnica de coleta de dados, entrevistas a gestores, análise de dados primários e observação direta do pesquisador no chão de fábrica. A coleta de dados foi realizada em quatro meses, seguindo um protocolo de coleta préestabelecido. A análise dos dados foi feita por meio de análise individual dos casos, contando com esclarecimentos adicionais e validações dos gestores das empresas estudadas. Complementarmente, uma análise comparativa dos casos foi elaborada, buscando avaliar padrões de decisão e explorando possíveis fatores que influenciaram o alinhamento estratégico analisado. Concluiu-se que, dos três casos estudados, apenas em um dos casos o alinhamento estratégico entre negócio e operações parece estabelecido, ao se constatar que as decisões estratégicas de operações relacionam-se à criação de uma vantagem competitiva para o negócio.
Abstract: This work studies the industrial electronics field of the state of Ceará, through a case study involving three companies, investigating the strategic decisions of operations related to the implementation of lean manufacturing philosophy. The study is significant due to the existence of few studies that explore the adoption of the lean production philosophy in Brazilian companies, from the perspective of strategic interrelation with the business area. As the aim of the study, the strategic alignment between the decisions of operations and business strategy established are analyzed. The study is underpinned by the literature review about the choice of method of analysis of applied strategic alignment. To this end, it is conducted a literature review covering the content of operation strategies, the conceptualization and methodologies of strategic alignment and the concepts, principles and strategic interrelationships of the lean production philosophy. The researcher structures the cases analysis from the strategic alignment method proposed by Berry, Hill and Klompmaker (1999), which assesses the alignment between marketing strategies and operations with business goals, using the market as the strategic benchmark for decisions. The method of analysis consists of five steps. It starts with the vision of the marketing area about the business through analysis of customers, competitors and the company's strengths and weaknesses in order to identify and characterize the market segments. Then, partial or total market needs that are related to the area of operations are sought, translating them into measurable competitive criteria. In a next step, one identifies the gaps between what is desired by the market and what is effectively performed by the operations. The fourth step describes the strategic decisions taken and related to the implementation of lean production. Finally, the last step evaluates the adequacy of the operation strategy to eliminate the performance gap identified in the market analysis. The study uses the alignment method in an exploratory investigation to know whether the decision for the lean philosophy, as a strategic decision to operations, is in conformity with the business. The field research began with the stage of probing to verify which companies would be able to be studied. As a result, three companies were chosen and investigated in a case study. The data collection lasted for four months and used techniques such as: interviews with managers, analysis of primary data and direct observation of the researcher on the factory floor were used. Data analysis was done through individual analysis of the cases and receiving further clarification and agreement from the managers of the companies studied. In addition, a comparative analysis of cases was developed seeking to evaluate patterns of decisions and exploring possible factors that influenced the strategic alignment analysis. It was concluded, by the three cases studied, that only in one case the strategic alignment between business and operations seems established, it appears that the strategic decisions of operations relate to the creation of a competitive advantage for business.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29452
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