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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2938
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Rech, Hildemar Luiz | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-02T16:21:14Z | - |
dc.date.available | 2012-07-02T16:21:14Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | RECH, Hildemar Luiz. Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno. Cadernos de Educação, Fortaleza, n.1, 2010, p. 80-91. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2938 | - |
dc.description.abstract | This article outlines one analysis about the concepts of praxis, cultural industry, ideology and about the theme of education in Adorno. In the context of late modernity, the theory gave in to the instrumental reason, and the praxis became compulsively a reproduction process of “status quo”. The education turned out to be one semi-formation and the own forms of expression of ideology embraced changes. So, the critical theory becomes the latest form of praxis, aware of its deficiencies and lacks, so that it is up to this critical path to open the way, including through education, to one process of emancipation. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Cadernos de Educação | pt_BR |
dc.subject | Práxis | pt_BR |
dc.subject | razão instrumental | pt_BR |
dc.subject | Ideologia | pt_BR |
dc.subject | Indústria cultural | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Praxis | pt_BR |
dc.subject | Instrumental reason | pt_BR |
dc.subject | Ideology | pt_BR |
dc.subject | Cultural industry | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente texto aborda os conceitos de práxis, indústria cultural e ideologia e a temática da educação em Adorno. No contexto da modernidade tardia, a teoria cedeu à razão instrumental e a práxis propriamente dita tornou-se compulsivamente reprodutora do ”status quo”. A educação resultou em semi-formação e as próprias formas de manifestação da ideologia comportaram mudanças. Assim, a teoria crítica torna-se a última forma de práxis, cônscia de suas deficiências e lacunas, cabendo-lhe abrir caminho, inclusive mediante a educação, a processos de emancipação. ABSTRACT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DFE - Artigos publicados em revistas científicas |
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