Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2938
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRech, Hildemar Luiz-
dc.date.accessioned2012-07-02T16:21:14Z-
dc.date.available2012-07-02T16:21:14Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationRECH, Hildemar Luiz. Apontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adorno. Cadernos de Educação, Fortaleza, n.1, 2010, p. 80-91.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2938-
dc.description.abstractThis article outlines one analysis about the concepts of praxis, cultural industry, ideology and about the theme of education in Adorno. In the context of late modernity, the theory gave in to the instrumental reason, and the praxis became compulsively a reproduction process of “status quo”. The education turned out to be one semi-formation and the own forms of expression of ideology embraced changes. So, the critical theory becomes the latest form of praxis, aware of its deficiencies and lacks, so that it is up to this critical path to open the way, including through education, to one process of emancipation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCadernos de Educaçãopt_BR
dc.subjectPráxispt_BR
dc.subjectrazão instrumentalpt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPraxispt_BR
dc.subjectInstrumental reasonpt_BR
dc.subjectIdeologypt_BR
dc.subjectCultural industrypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleApontamento sobre os conceitos de práxis, indúdtria cultural, ideologia e educação em Theodor Adornopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente texto aborda os conceitos de práxis, indústria cultural e ideologia e a temática da educação em Adorno. No contexto da modernidade tardia, a teoria cedeu à razão instrumental e a práxis propriamente dita tornou-se compulsivamente reprodutora do ”status quo”. A educação resultou em semi-formação e as próprias formas de manifestação da ideologia comportaram mudanças. Assim, a teoria crítica torna-se a última forma de práxis, cônscia de suas deficiências e lacunas, cabendo-lhe abrir caminho, inclusive mediante a educação, a processos de emancipação. ABSTRACTpt_BR
Aparece nas coleções:DFE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_HLRech.pdf131,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.