Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2937
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pequeno, Mauro Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Mota, Luigi Silva | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-02T16:12:23Z | - |
dc.date.available | 2012-07-02T16:12:23Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Luigi Silva. Centro Educacional para Alunos Especiais à Distância - CEAED. 2007. 149f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Brasília, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2937 | - |
dc.description.abstract | A Educação a Distância (EAD) amplia o alcance da modalidade de ensino presencial, já que fornece aos indivíduos, independentemente do local onde moram ou tempo disponível, a oportunidade de iniciar ou complementar seus estudos. Em virtude da facilidade de acesso, disponibilidade e recursos de interação existentes, a Internet vem surgindo como mídia altamente promissora para a aplicação da EAD. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é projetar uma ferramenta que dê suporte à educação a distância via Internet, para portadores de Paralisia Cerebral do tipo Atáxica e ou Atetóide, que atue não como substituto do professor, mas como um instrumento de apoio auxiliando-o no processo de transmissão de conhecimento e fornecendo mecanismos para que o mesmo possa acompanhar a aprendizagem dos alunos e a eficiência das estratégias didáticas aplicadas de forma a incluir socialmente estes alunos que por barreiras arquitetônicas e ou sensórias sofram limitações de acesso à educação convencional. Sendo assim, o CEAED em contraposição a possibilidade de massificação do ensino, às vezes sugerida por instituições em relação à Educação a Distância, proporcionará um ambiente comprometido com o processo pedagógico, onde o professor assume o papel de orientador e incentivador, planejando e acompanhando, para assim promover a melhoria contínua da estratégia didática a ser utilizada e conseqüentemente maior qualidade na aprendizagem, enquanto exige-se do aluno um comportamento mais ativo, autodidata e participativo, atribuindo-lhe responsabilidades sobre o decurso de sua aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distancia | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Social | pt_BR |
dc.subject | Distance Education | pt_BR |
dc.subject | Social Inclusion | pt_BR |
dc.subject | Educação das Pessoas com Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.subject | Ambiente Virtual de Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Centro Educacional para Alunos Especiais à Distância - CEAED | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Educação a Distância (EAD) amplia o alcance da modalidade de ensino presencial, já que fornece aos indivíduos, independentemente do local onde moram ou tempo disponível, a oportunidade de iniciar ou complementar seus estudos. Em virtude da facilidade de acesso, disponibilidade e recursos de interação existentes, a Internet vem surgindo como mídia altamente promissora para a aplicação da EAD. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é projetar uma ferramenta que dê suporte à educação a distância via Internet, para portadores de Paralisia Cerebral do tipo Atáxica e ou Atetóide, que atue não como substituto do professor, mas como um instrumento de apoio auxiliando-o no processo de transmissão de conhecimento e fornecendo mecanismos para que o mesmo possa acompanhar a aprendizagem dos alunos e a eficiência das estratégias didáticas aplicadas de forma a incluir socialmente estes alunos que por barreiras arquitetônicas e ou sensórias sofram limitações de acesso à educação convencional. Sendo assim, o CEAED em contraposição a possibilidade de massificação do ensino, às vezes sugerida por instituições em relação à Educação a Distância, proporcionará um ambiente comprometido com o processo pedagógico, onde o professor assume o papel de orientador e incentivador, planejando e acompanhando, para assim promover a melhoria contínua da estratégia didática a ser utilizada e conseqüentemente maior qualidade na aprendizagem, enquanto exige-se do aluno um comportamento mais ativo, autodidata e participativo, atribuindo-lhe responsabilidades sobre o decurso de sua aprendizagem. | pt_BR |
dc.title.en | Educational Center for Students Special at a Distance Distance Educational - CEAED | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_Dis_LSMOTA.pdf | 4,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.