Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2937
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPequeno, Mauro Cavalcante-
dc.contributor.authorMota, Luigi Silva-
dc.date.accessioned2012-07-02T16:12:23Z-
dc.date.available2012-07-02T16:12:23Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationMOTA, Luigi Silva. Centro Educacional para Alunos Especiais à Distância - CEAED. 2007. 149f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Brasília, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2937-
dc.description.abstractA Educação a Distância (EAD) amplia o alcance da modalidade de ensino presencial, já que fornece aos indivíduos, independentemente do local onde moram ou tempo disponível, a oportunidade de iniciar ou complementar seus estudos. Em virtude da facilidade de acesso, disponibilidade e recursos de interação existentes, a Internet vem surgindo como mídia altamente promissora para a aplicação da EAD. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é projetar uma ferramenta que dê suporte à educação a distância via Internet, para portadores de Paralisia Cerebral do tipo Atáxica e ou Atetóide, que atue não como substituto do professor, mas como um instrumento de apoio auxiliando-o no processo de transmissão de conhecimento e fornecendo mecanismos para que o mesmo possa acompanhar a aprendizagem dos alunos e a eficiência das estratégias didáticas aplicadas de forma a incluir socialmente estes alunos que por barreiras arquitetônicas e ou sensórias sofram limitações de acesso à educação convencional. Sendo assim, o CEAED em contraposição a possibilidade de massificação do ensino, às vezes sugerida por instituições em relação à Educação a Distância, proporcionará um ambiente comprometido com o processo pedagógico, onde o professor assume o papel de orientador e incentivador, planejando e acompanhando, para assim promover a melhoria contínua da estratégia didática a ser utilizada e conseqüentemente maior qualidade na aprendizagem, enquanto exige-se do aluno um comportamento mais ativo, autodidata e participativo, atribuindo-lhe responsabilidades sobre o decurso de sua aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducação a Distanciapt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.subjectDistance Educationpt_BR
dc.subjectSocial Inclusionpt_BR
dc.subjectEducação das Pessoas com Deficiênciapt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempt_BR
dc.titleCentro Educacional para Alunos Especiais à Distância - CEAEDpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Educação a Distância (EAD) amplia o alcance da modalidade de ensino presencial, já que fornece aos indivíduos, independentemente do local onde moram ou tempo disponível, a oportunidade de iniciar ou complementar seus estudos. Em virtude da facilidade de acesso, disponibilidade e recursos de interação existentes, a Internet vem surgindo como mídia altamente promissora para a aplicação da EAD. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é projetar uma ferramenta que dê suporte à educação a distância via Internet, para portadores de Paralisia Cerebral do tipo Atáxica e ou Atetóide, que atue não como substituto do professor, mas como um instrumento de apoio auxiliando-o no processo de transmissão de conhecimento e fornecendo mecanismos para que o mesmo possa acompanhar a aprendizagem dos alunos e a eficiência das estratégias didáticas aplicadas de forma a incluir socialmente estes alunos que por barreiras arquitetônicas e ou sensórias sofram limitações de acesso à educação convencional. Sendo assim, o CEAED em contraposição a possibilidade de massificação do ensino, às vezes sugerida por instituições em relação à Educação a Distância, proporcionará um ambiente comprometido com o processo pedagógico, onde o professor assume o papel de orientador e incentivador, planejando e acompanhando, para assim promover a melhoria contínua da estratégia didática a ser utilizada e conseqüentemente maior qualidade na aprendizagem, enquanto exige-se do aluno um comportamento mais ativo, autodidata e participativo, atribuindo-lhe responsabilidades sobre o decurso de sua aprendizagem.pt_BR
dc.title.enEducational Center for Students Special at a Distance Distance Educational - CEAEDpt_BR
Aparece nas coleções:PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_Dis_LSMOTA.pdf4,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.