Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2936
Tipo: Dissertação
Título: Ambiente virtual de aprendizagem: reflexões para uma pedagogia on-line
Título em inglês: Virtual learning environment: reflexions to on-line pedagogy
Autor(es): Suzuki, Juliana Telles Faria
Orientador: Giannasi-Kaimen, Maria Júlia
Palavras-chave: Educação a Distância;Ambiente Virtual de Aprendizagem;Moodle;Formação Continuada;Univeristy Education, information and communication technology;Univeristy Education, information and communication technology;Moodle – VLE;Continuous Education – Use of ICT;Análise de interação em educação;Ambiente Virtual de Aprendizagem;Formação Continuada do Professor;Educação Continuada;Interação homem-máquina;Software Educativo;Ensino auxiliado por computador
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: SUZUKI, J. T. F. ; GIANNASI-KAIMEN, M. J. (2007)
Resumo: O presente trabalho de dissertação discute questões surgidas na sociedade com o advento da internet, provocando impacto de diferentes naturezas em diversas áreas, sobretudo na educação. O surgimento e a introdução de ferramentas via internet voltadas para o gerenciamento de atividades educacionais suscitou a necessidade de repensar a prática educativa ressignificando os papéis desempenhados pelas instituições de ensino, pelos professores e pelos alunos. Dessa forma, teve por objetivo maior analisar as contribuições do uso de uma interface dentro do ambiente virtual de aprendizagem Moodle aplicada à prática pedagógica de professores do ensino superior na modalidade presencial. Para isto buscou-se na literatura questões pertinentes voltadas a este assunto que possibilitaram focalizar o estudo. Desenvolveu-se também uma interface dentro do ambiente Moodle que possibilitou a realização de fóruns de discussão com professores do curso de Letras e Pedagogia que estão em exercício de sua profissão. Por fim realizou-se a tabulação e a análise dos resultados que permitiram considerar a importância da formação contínua na prática docente e a viabilidade de utilizar ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ou complemento ao ensino presencia
Abstract: O presente trabalho de dissertação discute questões surgidas na sociedade com o advento da internet, provocando impacto de diferentes naturezas em diversas áreas, sobretudo na educação. O surgimento e a introdução de ferramentas via internet voltadas para o gerenciamento de atividades educacionais suscitou a necessidade de repensar a prática educativa ressignificando os papéis desempenhados pelas instituições de ensino, pelos professores e pelos alunos. Dessa forma, teve por objetivo maior analisar as contribuições do uso de uma interface dentro do ambiente virtual de aprendizagem Moodle aplicada à prática pedagógica de professores do ensino superior na modalidade presencial. Para isto buscou-se na literatura questões pertinentes voltadas a este assunto que possibilitaram focalizar o estudo. Desenvolveu-se também uma interface dentro do ambiente Moodle que possibilitou a realização de fóruns de discussão com professores do curso de Letras e Pedagogia que estão em exercício de sua profissão. Por fim realizou-se a tabulação e a análise dos resultados que permitiram considerar a importância da formação contínua na prática docente e a viabilidade de utilizar ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ou complemento ao ensino presencia
Descrição: SUZUKI, Juliana Telles Faria. Ambiente virtual de aprendizagem: reflexões para uma pedagogia on-line. 2007. 112f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Londrina-PR, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2936
Aparece nas coleções:PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_dis_jtfsuzuki.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.