Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2934
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLIRA, Ana Karina Morais de-
dc.contributor.authorGOMES, Geralda Neiva Cardins-
dc.date.accessioned2012-07-02T14:48:14Z-
dc.date.available2012-07-02T14:48:14Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationGOMES, G. N. C.; LIRA, A. K. M. (2009)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2934-
dc.descriptionGOMES, Geralda Neiva Cardins. Uso de fóruns para o estudo da escrita da língua de sinais. 2009. 172f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Londrina-PR, 2009.pt_BR
dc.description.abstractThis study devoted itself to investigate the facilities, difficulties and possibilities related to teaching in distance education (EaD) modality. It was based on the critical comments of students and tutors concerning the interaction tool “forum”, in AVA, in the disciplines SignWriting I, II and III, focusing technology use in deaf people distance education from a bilingual perspective. An exploratory descriptive research was carried out in a quali-quantitative approach. Letras-Libras course is offered in EaD modality by the Federal University of Santa Catarina in association with eight Educational Institutions, among which is the Federal University of Ceara. Despite EaD growing spread and adoption for education in various areas and with several audiences, the use of this type of education in a graduation course in Letras-LIBRAS for deaf people is new and brings several implications that serve for generating the following questions: EAD propitiates interaction among the members of the Deaf Community within the virtual environment in which Letras-LIBRAS takes place? It guarantees the contact among the pairs which are interconnected both linguistically and geographically? How deaf adults, fluent in LIBRAS but without SignWriting mastery nor Portuguese reading and writing total command will benefit themselves from courses in this modality of education? Which effects the writing required by the forum might have for deaf education? Preliminary results of the research indicate a preference by both deaf students and tutors for the use of videos in LIBRAS rather than writing in the forum. However, the majority had an active participation sending messages in Portuguese – with the influence of LIBRASpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectFórum Eletrônicopt_BR
dc.subjectEscrita de Sinaispt_BR
dc.subjectDistance Educationpt_BR
dc.subjectElectronic Forumpt_BR
dc.subjectSignwritingpt_BR
dc.subjectLíngua de Sinais Brasileirapt_BR
dc.subjectAprendizagem da Escritapt_BR
dc.subjectEducação dos Surdospt_BR
dc.subjectIntérprete para Surdospt_BR
dc.subjectTradução para Surdospt_BR
dc.subjectTradutor para Surdospt_BR
dc.titleUso de fóruns para o estudo da escrita da língua de sinaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo dedicou-se a investigar as facilidades, dificuldades e possibilidades relativas ao ensino na modalidade de educação a distância (EAD), a partir das observações críticas de alunos e tutores em relação à ferramenta de interação fórum, em AVA, no âmbito das disciplinas Escrita de Sinais I, II e III, com o foco no uso da tecnologia na educação de Surdos a distância a partir de uma perspectiva bilíngue. Realizou-se uma pesquisa exploratório-descritiva de natureza qualiquantitativa. O Curso de Letras-LIBRAS é ofertado na modalidade EAD pela Universidade Federal de Santa Catarina em convênio com oito Instituições de Educação, dentre as quais está a Universidade Federal do Ceará. Apesar da crescente difusão e adoção da EAD para o ensino em várias áreas e com clientelas diversas, o uso dessa modalidade de ensino em curso de graduação em Letras- LIBRAS para Surdos é novo, e traz várias implicações que favorecem a realização dos seguintes questionamentos: a EAD favorece a interação entre os integrantes da comunidade Surda, dentro do ambiente virtual no qual se desenvolve o Letras- LIBRAS? Ela garante o contato entre os pares que se interligam tanto linguistica quanto geograficamente? Como os Surdos adultos, fluentes em LIBRAS, mas sem o domínio da escrita de sinais nem o domínio total da leitura e escrita do português se beneficiarão de cursos nessa modalidade de ensino? Que efeitos a escrita exigida pelo fórum poderá ter para a educação de Surdos? Resultados preliminares da pesquisa indicam uma preferência tanto pelos alunos Surdos como pelos tutores do uso de vídeos em LIBRAS ao invés de escrever no fórum. No entanto a maioria teve uma ativa participação enviando mensagens em língua portuguesa com influência da LIBRAS.pt_BR
dc.title.enEletronics foruns to the language of writing signs learningpt_BR
Appears in Collections:PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_Dis_GNCGomes.pdf4,31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.