Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29268
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBeserra, Raquel Carine Martins-
dc.contributor.authorMoura, Matilde Bastos Lima-
dc.date.accessioned2018-01-26T11:20:38Z-
dc.date.available2018-01-26T11:20:38Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMoura, M. B. L.; Beserra, R. C. M. (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29268-
dc.descriptionMOURA, Matilde Bastos Lima. Ressocialização e escolarização no Instituto Professor Olavo Oliveira II. 2013. 51f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSujeitos do EJApt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.titleRessocialização e escolarização no Instituto Professor Olavo Oliveira IIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo geral é estudar a contribuição da escolarização através da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no processo de ressocialização de presos, buscando compreender os avanços e os desafios da referida modalidade. O estudo apoiou-se no pressuposto teórico da escolarização e da ressocialização do sujeito no sistema prisional, através da EJA, suas implicações e particularidades na vida do estudante que cumpre pena no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (I.P.P.O.O. II) na cidade de Itaitinga, no Ceará. Defende-se a importância da educação através da escolarização e da ressocialização do preso como um dos possíveis caminhos para a liberdade social e financeira. A escolha pela presente pesquisa parte de minha experiência na educação com jovens e adultos no I.P.P.O.O. II, durante um ano. A metodologia teve caráter qualitativo. A pesquisa de campo foi realizada no mesmo presídio na qual utilizei como instrumento para o levantamento das informações a entrevista, esta respondida pelos alunos, professores, diretor, agente penitenciário e funcionário. Com isso, os estudos revelam que a escolarização através da EJA tem contribuído para a ressocialização da pessoa presa. Essa ressocialização é uma proposta educativa na modalidade EJA no ensino do sistema penal com o apoio dos professores, na qual enfrenta dificuldades relacionadas a ausência de formação de professores, falta de livros didáticos ou livros com conteúdos ultrapassados, e ausência de outros recursos didáticos. De um lado, nos últimos anos, constatou-se que houve avanços legais no que concerne o direito à educação prisional. Por outro lado, torna-se evidente os desafios práticos da EJA no sistema prisional, sobretudo na ausência de uma proposta formativa específica para os docentes, além das condições precárias de trabalho.pt_BR
Aparece nas coleções:EEJAPSP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_mblmoura.pdf444,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.