Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29265
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMoreira, Rejane Mary-
dc.contributor.authorFerreira, Marília dos Santos-
dc.date.accessioned2018-01-26T11:10:08Z-
dc.date.available2018-01-26T11:10:08Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFerreira, M. S.; Moreira, R. M. (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29265-
dc.descriptionFERREIRA, Marília dos Santos. A problemática das drogas no aprendizado escolar em crianças e adolescentes institucionalizados. 2013. 52f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrivados de Liberdadept_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.titleA problemática das drogas no aprendizado escolar em crianças e adolescentes institucionalizadospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como tema “ A Educação de Jovens e Adultos no sistema Penal Paulo Sarasate: uma tentativa de ressocialização com os educandos privados de liberdade”. Teve como objetivo analisar a contribuição da educação de jovens e adultos no instituto penal Paulo Sarasate. A pesquisa apoiou-se no pressuposto teórico da inclusão do educando preso ao retornar á sociedade ,verificando se as politicas publicas voltadas para educação prisional atendem as necessidades dos educandos do IPPS. A falta de políticas públicas voltadas para essa população e seus principais desafios para a real efetivação do direito à educação contribui para o aumento da reincidência criminal. A Educação de Jovens e Adultos também se fez presente nas discussões pela similaridade dos sujeitos que acolhe dentro e fora das prisões. A pesquisa de campo realizada no Instituto Penal Paulo Sarasate - (IPPS) permitiu conhecer, mesmo que limitadamente, a realidade da escola no sistema prisional através dos questionários respondidos pelos educandos. A referida pesquisa constatou que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na unidade prisional Instituto Penal Paulo Sarasate não é só concebida um espaço para ocupar o tempo e a mente do aluno preso. Ela contribui também para aumentar as possibilidades do individuo como ser humano diminuindo a desigualdade social. A ausência de políticas públicas eficazes no combate às desigualdades sociais e o distanciamento da sociedade civil como agente fiscalizador também foram percebidas neste percurso. Neste contexto a pesquisa conclui que a educação de jovens e adultos no Instituto Penal Paulo Sarasate-IPPS tem contribuído para a ressocialização dos educandos privados de liberdade, no entanto é preciso que o estado crie uma política que atenda, a todos os privados de liberdade, possibilitando, a estes, a reinserção na sociedade e garantindo a sua plena cidadania.pt_BR
Aparece en las colecciones: EEJAPSP - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_tcc_msferreira.pdf411,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.