Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29253
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, Rejane Mary | - |
dc.contributor.author | Viana, Eloísa Maria de Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-26T10:30:36Z | - |
dc.date.available | 2018-01-26T10:30:36Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Viana, E. M. Q.; Moreira, R. M. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29253 | - |
dc.description | VIANA, Eloísa Maria de Queiroz. Certificação do aluno de EJA no Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorcheider. 2012. 43f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Certificação | pt_BR |
dc.subject | ENCEJA | pt_BR |
dc.subject | ENEM | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | CECAL | pt_BR |
dc.title | Certificação do aluno de EJA no Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorcheider | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorcheider tem aplicado a partir de 2009 os exames do Exame Nacional da Educação de Jovens e Adultos - ENCEJA e do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Nesse sentido esse estudo objetivou identificar as dificuldades que os internos tem para concluir o ensino fundamental e/ou médio durante o período em que estão cumprindo medida socioeducativa. A pesquisa de natureza bibliográfica e qualitativa se desenvolveu em três capítulos. A pesquisa teve como objetivo geral identificar as dificuldades encontradas para a obtenção da certificação, que buscaram tratar e aprofundar sobre a temática da educação de jovens e adultos através de uma abordagem histórica; aplicação dos exames do ENCEJA e do ENEM, do funcionamento do CECAL; do perfil do adolescente em conflito com a lei e aspectos sobre a menoridade penal. A pesquisa constatou que ao longo das aplicações desses exames verificou-se que os internos desta unidade – CECAL – tem apresentado dificuldade quanto a aplicação de todas as disciplinas em um único exame, o que os levam a repetir no ano seguinte, pois os exames são aplicados anualmente e muitos desses internos já cumpriram as medidas socioeducativas. Nesse sentido observou-se a necessidade da Secretaria do Estado do Ceará reavaliar como está sendo aplicados os exames do ENCEJA e do ENEM com esses internos. Diante desta constatação, o estudo sugere a elaboração e implementação de uma proposta pedagógica voltada a realidade desses internos, que possibilite maior oportunidade de certificação, bem como a conclusão do ensino fundamental e ou médio que contribuam em direção a concretização da ressocialização, da realização pessoal e profissional destes internos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEJAPSP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_emqviana.pdf | 928,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.