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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Ronaldo de Sousa-
dc.contributor.authorSousa, Diana Silva de-
dc.date.accessioned2018-01-25T19:03:20Z-
dc.date.available2018-01-25T19:03:20Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSousa, D. S.; Almeida, R. S. (2012)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29240-
dc.descriptionSOUSA, Diana Silva de. Medidas socioeducativas para jovens em conflito com a lei: possibilidades e limites para a ressocialização. 2012. 64f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJovem em conflito com a leipt_BR
dc.subjectMedida Socioeducativapt_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.titleMedidas socioeducativas para jovens em conflito com a lei: possibilidades e limites para a ressocializaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom o número cada vez maior de adolescentes em conflito com a lei, avalia-se, como são aplicadas as medidas socioeducativas, e se o trabalho desenvolvido nas instituições realmente ressocializa esses jovens de maneira efetiva. Ações educativa e profissionalizantes, a estrutura física e formação de recursos humanos são alguns dos aspectos implicados nesta questão.É com base nessa temática que se configuram nossas questões: Quais as metas desejadas com a internação desses adolescentes e o que está sendo aplicado dentro desses Centros Educacionais para que eles, em liberdade, possam cumprir seu papel de cidadão? Por que nem sempre faz diferença na vida desses jovens o tempo de internação, já que há um índice alto de rescendência desses jovens? Estarão os Centros Educacionais cumprindo seu papel de prepará-los para uma vida digna, assim como diz o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990)?Nosso objetivo geral é Compreender o adolescente em conflito com a lei no campo pessoal, moral, ético e social e, analisar se as ações educativas contribuem de forma efetiva a sua reintegração na sociedade. De forma mais especifica: analisar os fatores que desencadeiam ou caracterizam a conduta moral dos jovens infratores e o que os levaram a flexibilidade de valores, identificar as formas que os valores são trabalhados com os adolescentes no CECAL, além de mostrar as ações educativas desenvolvidas no CECAL que promovem a reintegração. Como percurso metodológico optamos por: pesquisa bibliográfica, mediante o estudo das obras de autores como Alberone (2000), Makarenko (1980), Foucault (1987), Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - Sinase (2006) e Estatudo da Criança e do Adolecente-ECA (1990). Além de análise documental de dispositivos legais que abordam o adolescente em conflito com a lei e os prontuários do centro educacional pesquisado; e pesquisa de campo, do tipo estudo de caso. Utilizamos como instrumento de coleta de dados, entrevista semi- estruturada com um egresso e uma professora do centro. A pesquisa encontra-se estruturada em três capítulos. O primeiro trata do histórico e diferenciação de valor, moral e ética. No segundo capitulo abordamos os dados históricos da legislação especial do adolescente em conflito com lei no Brasil, e no último analisamos a efetividade da medida de internação. Os resultados mostraram que a reinserção é possível, mas que ainda há um longo caminho a ser percorrido no tocante da prática para que possamos ressocializar esses jovenspt_BR
Aparece nas coleções:EEJAPSP - Monografias

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