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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29230
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Martins, Estefânia Maria Almeida | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Fabiana Paiva da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-25T17:45:32Z | - |
dc.date.available | 2018-01-25T17:45:32Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Pinheiro, F. P. S.; Martins, E. M. A. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29230 | - |
dc.description | PINHEIRO, Fabiana Paiva da Silva. A gíria como processo alternativo de comunicação de jovens privados de liberdade do Centro Educacional São Miguel. 2012. 61f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Medidas socioeducativas | pt_BR |
dc.subject | Gíria | pt_BR |
dc.title | A gíria como processo alternativo de comunicação de jovens privados de liberdade do Centro Educacional São Miguel | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo investiga se as gírias, utilizadas por adolescentes privados de liberdade, permite a interação verbal entre educandos, educadores e instrutores educacionais. A pesquisa foi desenvolvida no Centro Educacional São Miguel (CESM), sob administração do governo do Estado do Ceará, localizada no município de Fortaleza-CE. Objetivou-se compreender como ocorre o processo de comunicação por meio de vocábulos gírios empregados por esses adolescentes dentro da Unidade de Internação Provisória em estudo. O embasamento teórico dessa análise vem, principalmente, de Dino Preti, um dos precursores do estudo da gíria no Brasil e de Marcos Bagno que luta contra toda forma de exclusão social pela linguagem. Participaram do estudo, adolescentes institucionalizados, educadores e instrutores educacionais. Os tópicos abordados no questionário foram: o uso da gíria como interação verbal, as restrições do uso de gírias em sala de aula, a gíria como uma opção a mais de comunicação. Foram considerados também, os vocábulos usados no cotidiano desses jovens, com seus respectivos significados numa abordagem linguística. No contexto pesquisado, no qual estamos inseridos como educadores, os resultados mostraram que é fundamental compreender as gírias utilizadas por esses adolescentes, possibilitando o estabelecimento das relações sociais, garantido assim, a compreensão da fala. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEJAPSP - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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