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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29217
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gastos públicos estaduais em educação e qualidade do ensino médio |
Autor(es): | Cavalcante, José Fernando Frota |
Orientador: | Jorge Neto, Paulo de Melo |
Palavras-chave: | Qualidade da Educação;Gasto em Educação;Ensino Médio;Estados Brasileiros |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | CAVALCANTE, José Fernando Frota. Gastos públicos estaduais em educação e qualidade do ensino médio. 2017. 31f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Economia Profissional, Fortaleza (CE), 2017. |
Resumo: | Devido a pouca quantidade de estudos com foco no ensino médio, esta dissertação pretende investigar como os gastos dos governos estaduais impactam a qualidade educacional do ensino médio (medida através das notas de matemática da Prova Brasil), por meio de uma análise de dados em painel com dados extraídos da FINBRA e do SAEB para os anos de 2011 e 2013. Deste modo, a principal contribuição deste estudo compreende a incorporação de variáveis controle que possam influenciar o desempenho do aluno, como: a educação média dos maiores de vinte e cinco anos e o percentual de professores com ensino superior por aluno. Além disso, consideraram-se outras variáveis relevantes para verificar à performance dos estudantes – a saber, o número de estabelecimentos escolares, a quantidade de alunos matriculados nas redes públicas estaduais do ensino médio, o número médio de alunos por turma, o número de bibliotecas pelo total de escolas (percentual de escolas com biblioteca). Em resposta as despesas em educação do ano de 2013, que cresceram bastante, incluiu-se uma dummy para este ano e uma variável de interação entre essa binária e os gastos. Observou-se que a qualidade do professor foi a variável mais relevante para determinar o desempenho do aluno. Verificou-se também que educação média dos maiores de 25 anos influencia positivamente à qualidade dos alunos – essa evidência pode demonstrar a existência de um spillover de conhecimento. Além disso, os resultados deste exercício analítico mostram uma relação fraca entre gastos do governo e o desempenho dos alunos em testes padronizados. Dessa forma, as notas apresentaram decréscimo de 0,006% quando os gastos por aluno aumentam 1,000%. Isso demonstra a existência de uma relação negativa entre o aumento do gasto público em educação no período e as notas de matemática da ANEB. Ou seja, o aumento dos gastos dos estados brasileiros em educação provoca uma ligeira redução no desempenho do aluno, o que pode representar uma ineficiência na aplicação dos gastos. |
Abstract: | Due to the small number of studies focusing on high school, this dissertation aims to investigate how government expenditures affects the high school educational quality (measured by math notes from Prova Brasil), through a panel data analysis using FINBRA and SAEB database, to the years of 2011 and 2013. Thus, this study main contribution comprises the usage of control variables that may influence the high school student performance, such as the average education of those over twenty-five and the percentage of teachers with higher education per student. Besides that, we considered some other relevant variables to evaluate the students’ performance – namely, the number of school establishments, the number of students enrolled in the public middle schools, average number of students per class, number of libraries per school and number of schools. In response to expenditure on education in 2013, which grew exaggeratedly, a dummy for this year and a variable of interaction between this binary and expenditures were included. We observed that the teacher quality is the main variable to determine the students’ performance. We also saw that the average education of those over 25 years old positively influences the quality of students – this evidence may display a knowledge spillover. Moreover, the results of this analytical exercise show a weak relationship between government spending and student performance on standardized tests. The logarithm of expenditure per student did not present a statistically significant coefficient. However, when analyzing the impact denoted by the interaction between the dummy and the variable spent in 2013, it is estimated that the parameter is significant and negative. Hence, the grades presents a decreasing of 0.006% when the expenditures per student increases by 1.000%. This demonstrates the existence of a negative relationship between public education spending and ANEB math grades. I.e., the increase in education spending by Brazilian states causes a slight reduction in student performance, which demonstrates inefficiency in the application of expenditures. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29217 |
Aparece nas coleções: | PEP - Dissertações defendidas na UFC |
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