Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29214
Tipo: TCC
Título: Contribuições da educação formal para as educandas privadas de liberdade do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa
Autor(es): Mota, Patrícia Ferreira
Orientador: Zeppelin Filho, Sergio
Palavras-chave: Educação;Detentas;Remição de pena;Unidade prisional
Data do documento: 2012
Citação: Mota, P. F.; Zeppelin Filho, S. (2012)
Resumo: Buscando uma nova oportunidade na vida e na reintegração a sociedade, as mulheres privadas de liberdade investem na educação dentro das unidades prisionais por motivos que vão da busca de novos conhecimentos como também pela remissão de suas penas. O presente trabalho aborda a questão da contribuição da educação formal dentro do presídio e após a conquista da liberdade. Apresenta um breve relato sobre a educação desde o período primitivo até os dias atuais, conceito de diversos autores sobre o tema educação, a visão de grandes pensadores em todos os tempos, a evolução da educação, a educação no Brasil, um breve relato sobre as mulheres privadas de liberdade e informações sobre o Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa. Apresenta-se a revisão bibliográfica da literatura relacionada ao assunto em questão, e o depoimento de uma detenta relatando, sob sua ótica, o significado da educação formal no interior do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura na cidade de Aquiraz no Ceará. Diante das leituras desenvolvidas em relação ao tema, entende-se que por meio da educação formal pode-se vir a ocorrer a ressocialização de algumas mulheres ao seu retorno a sociedade e a sua família.
Descrição: MOTA, Patrícia Ferreira. Contribuições da educação formal para as educandas privadas de liberdade do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa. 2012. 43f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29214
Aparece nas coleções:EEJAPSP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_pfmota.pdf349,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.