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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Ronaldo de Sousa-
dc.contributor.authorMedeiros, Marleide Lopes-
dc.date.accessioned2018-01-25T12:08:28Z-
dc.date.available2018-01-25T12:08:28Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMedeiros, M. L.; Almeida, R. S. (2012)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29211-
dc.descriptionMEDEIROS, Marleide Lopes. A educação de Jovens e Adultos (EJA) como instrumento de ressocialização: a ótica dos adolescentes privados de liberdade no Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider. 2012. 58f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectAto infracionalpt_BR
dc.titleA educação de Jovens e Adultos (EJA) como instrumento de ressocialização: a ótica dos adolescentes privados de liberdade no Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheiderpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrPor entendermos que a educação se dá através de diferentes aspectos sociais e pedagógicos, e que a educação pode transformar as pessoas, pretendemos através deste estudo mostrar como a EJA pode se tornar um instrumento de ressocialização de jovens em conflito com a lei. O locus da pesquisa de campo foi o Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider - CECAL. Os sujeitos da pesquisa foram os jovens que estudam no Centro. O estudo teve início com uma pesquisa bibliográfica, para ampliar o conhecimento teórico e depois uma pesquisa de campo para relacionar teoria e prática. Os instrumentos de coleta foram a observação participante e uma entrevista a fim de obter informações sobre a visão dos educandos sobre a modalidade de ensino a eles ofertada EJA. Após a coleta foi realizada uma reflexão interpretativa dos dados, a partir do diálogo entre estes e o referencial teórico estudado, sendo organizado em um trabalho monográfico, composto de três capítulos. O primeiro apresenta o adolescente em conflito com a lei, conceitos, pressupostos. Expõe fundamentos teóricos do ponto de vista jurídico, psicológico e fisiológico acerca da adolescência. Discorre ainda, sobre o ato infracional praticado pelos adolescentes, considerando fatores sociais e individuais de interferência. O segundo traz uma reflexão sobre ressocialização e a eficiência da EJA. O terceiro capítulo faz a caracterização da pesquisa e análise dos resultados encontrados. E por fim as considerações finais.pt_BR
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