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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29211
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Almeida, Ronaldo de Sousa | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Marleide Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-25T12:08:28Z | - |
dc.date.available | 2018-01-25T12:08:28Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Medeiros, M. L.; Almeida, R. S. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29211 | - |
dc.description | MEDEIROS, Marleide Lopes. A educação de Jovens e Adultos (EJA) como instrumento de ressocialização: a ótica dos adolescentes privados de liberdade no Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider. 2012. 58f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Ressocialização | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Ato infracional | pt_BR |
dc.title | A educação de Jovens e Adultos (EJA) como instrumento de ressocialização: a ótica dos adolescentes privados de liberdade no Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Por entendermos que a educação se dá através de diferentes aspectos sociais e pedagógicos, e que a educação pode transformar as pessoas, pretendemos através deste estudo mostrar como a EJA pode se tornar um instrumento de ressocialização de jovens em conflito com a lei. O locus da pesquisa de campo foi o Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider - CECAL. Os sujeitos da pesquisa foram os jovens que estudam no Centro. O estudo teve início com uma pesquisa bibliográfica, para ampliar o conhecimento teórico e depois uma pesquisa de campo para relacionar teoria e prática. Os instrumentos de coleta foram a observação participante e uma entrevista a fim de obter informações sobre a visão dos educandos sobre a modalidade de ensino a eles ofertada EJA. Após a coleta foi realizada uma reflexão interpretativa dos dados, a partir do diálogo entre estes e o referencial teórico estudado, sendo organizado em um trabalho monográfico, composto de três capítulos. O primeiro apresenta o adolescente em conflito com a lei, conceitos, pressupostos. Expõe fundamentos teóricos do ponto de vista jurídico, psicológico e fisiológico acerca da adolescência. Discorre ainda, sobre o ato infracional praticado pelos adolescentes, considerando fatores sociais e individuais de interferência. O segundo traz uma reflexão sobre ressocialização e a eficiência da EJA. O terceiro capítulo faz a caracterização da pesquisa e análise dos resultados encontrados. E por fim as considerações finais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEJAPSP - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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