Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoreira, Rejane Mary-
dc.contributor.authorMarques, Maria Neuma-
dc.date.accessioned2018-01-25T12:07:04Z-
dc.date.available2018-01-25T12:07:04Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMarques, M. N.; Moreira, R. M. (2012)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29210-
dc.descriptionMARQUES, Maria Neuma. Metodologia de projetos: uma análise da contribuição na aquisição da aprendizagem, motivação e ressocialização dos internos do Centro Educacional São Miguel. 2012. 60f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMetodologia de Projetospt_BR
dc.subjectMotivação e Ressocializaçãopt_BR
dc.subjectAquisição da Aprendizagempt_BR
dc.titleMetodologia de projetos: uma análise da contribuição na aquisição da aprendizagem, motivação e ressocialização dos internos do Centro Educacional São Miguelpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa teve por objetivo geral analisar como a Metodologia de projetos contribui para o alcance da aprendizagem, motivação e ressocialização dos jovens em conflito com a lei, internos no Centro Educacional São Miguel. Nesse Centro os educandos se encontram em processo de aquisição da leitura e da escrita e fora de faixa etária de escolaridade. Demonstram falta de interesse pelo estudo, são excluídos e considerados um problema na comunidade em que estão inseridos. Nesse contexto as ações pedagógicas são desenvolvidas através da Metodologia de Projetos de forma significativa levando o jovem a refletir sobre sua condição de um novo ser em convívio com a sociedade, sujeito de suas práticas, consciente, capaz de exercer sua cidadania. Buscou-se fazer uma abordagem sobre o ensino através desta metodologia. Para tanto ao se fazer a pesquisa se apoiou em autores como: Fernando Hernández, Montserrat Ventura, Paulo Freire, Emilia Ferreira e Ana Teberosk. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, pesquisa de campo. Foram utilizados questionários aplicados a alunos com seis questões para os professores sete questões, dos quais se conclui que o ensino através de projetos é uma metodologia que valoriza a participação do educando e do educador no processo de ensino-aprendizagem, tornando-os responsáveis pela execução de cada projeto de trabalho, possibilitando o desenvolvimento da consciência crítica para a transformação de um novo ser capaz de viver em sociedade exercitando sua cidadania.pt_BR
Aparece nas coleções:EEJAPSP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_mnmarques.pdf826,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.