Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29210
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, Rejane Mary | - |
dc.contributor.author | Marques, Maria Neuma | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-25T12:07:04Z | - |
dc.date.available | 2018-01-25T12:07:04Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Marques, M. N.; Moreira, R. M. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29210 | - |
dc.description | MARQUES, Maria Neuma. Metodologia de projetos: uma análise da contribuição na aquisição da aprendizagem, motivação e ressocialização dos internos do Centro Educacional São Miguel. 2012. 60f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de Projetos | pt_BR |
dc.subject | Motivação e Ressocialização | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Metodologia de projetos: uma análise da contribuição na aquisição da aprendizagem, motivação e ressocialização dos internos do Centro Educacional São Miguel | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar como a Metodologia de projetos contribui para o alcance da aprendizagem, motivação e ressocialização dos jovens em conflito com a lei, internos no Centro Educacional São Miguel. Nesse Centro os educandos se encontram em processo de aquisição da leitura e da escrita e fora de faixa etária de escolaridade. Demonstram falta de interesse pelo estudo, são excluídos e considerados um problema na comunidade em que estão inseridos. Nesse contexto as ações pedagógicas são desenvolvidas através da Metodologia de Projetos de forma significativa levando o jovem a refletir sobre sua condição de um novo ser em convívio com a sociedade, sujeito de suas práticas, consciente, capaz de exercer sua cidadania. Buscou-se fazer uma abordagem sobre o ensino através desta metodologia. Para tanto ao se fazer a pesquisa se apoiou em autores como: Fernando Hernández, Montserrat Ventura, Paulo Freire, Emilia Ferreira e Ana Teberosk. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, pesquisa de campo. Foram utilizados questionários aplicados a alunos com seis questões para os professores sete questões, dos quais se conclui que o ensino através de projetos é uma metodologia que valoriza a participação do educando e do educador no processo de ensino-aprendizagem, tornando-os responsáveis pela execução de cada projeto de trabalho, possibilitando o desenvolvimento da consciência crítica para a transformação de um novo ser capaz de viver em sociedade exercitando sua cidadania. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEJAPSP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_mnmarques.pdf | 826,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.