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dc.contributor.advisorBeserra, Raquel Carine Martins-
dc.contributor.authorFerreira, Terezinha Alencar-
dc.date.accessioned2018-01-24T14:19:52Z-
dc.date.available2018-01-24T14:19:52Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationFerreira, T. A.; Beserra, R. C. M. (2012)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29190-
dc.descriptionFERREIRA, Terezinha Alencar. Alfabetização de adolescentes no Centro Educacional São Francisco. 2012. 55f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectCentro Educacional São Franciscopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleAlfabetização de adolescentes no Centro Educacional São Franciscopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta monografia tem como objetivo central investigar como vem sendo desenvolvido o processo de alfabetização dos adolescentes, infratores internos, no Centro Educacional São Francisco (CESF). Com isso, seguem os objetivos específicos: identificar as regiões de onde se originam os adolescentes ali assistidos, verificar os programas e projetos em uso naquele centro, seu processo de avaliação e resultados alcançados na “recuperação” dos adolescentes internos. Para tanto, procurou-se contextualizar e identificar experiências de alfabetização nas turmas da Educação de Jovens e Adultos, levantando o significado da alfabetização para os educandos daquela unidade assistencial. Assim, recorre-se, para embasar teoricamente o assunto, aos autores como: Albuquerque e Ferraz (2010), Baptista Neto (1998), Bastos (2003), Kahn (2009), Marques (1976), Vóvio (2007), dentre outros. A pesquisa, quanto aos objetivos, é exploratória e descritiva na medida em que se explicam fenômenos, suas características, causas e relações com outros fatos. Quanto à aplicação dos resultados é uma pesquisa aplicada. Quanto ao tipo é bibliográfica e de campo. A coleta e a análise dos dados foram realizadas através de entrevistas padronizadas, questionários e formulários dirigidos a professora e aos internos do Centro Educacional São Francisco. Conclui-se que os adolescentes em conflito com a lei, internos no Centro Educacional São Francisco, são originários do interior do estado e de diversos bairros periféricos de Fortaleza, em sua maioria com grau de escolaridade baixa, provenientes de famílias de baixa renda que ao serem internados naquele centro para cumprimento de decisão judicial são submetidos a programas pedagógicos e profissionalizantes. Contudo, a dificuldade da ressocialização decorre da falta de apoio sociopolítico e familiar quando do seu regresso à sociedade.pt_BR
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