Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29186
Tipo: TCC
Título: Níveis de dificuldades de leitura e escrita no Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota
Autor(es): Eugênio, Maria Angélica de Oliveira
Orientador: Martins, Estefânia Maria Almeida
Palavras-chave: Aprendizagens;Dificuldades;Leitura e escrita
Data do documento: 2012
Citação: Eugênio, M. A. O.; Martins, E. M. A. (2012)
Resumo: Neste estudo busco identificar, nas práticas pedagógicas do professor, as metodologias de ensino mais utilizadas e que resultados estas apontam em relação à aprendizagem dos conteúdos por parte das alunas, observando as manifestações de alguma tendência pedagógica. Compreendo que cada geração ao longo da história desenvolveu práticas pedagógicas influenciadas por tendências, que refletiam as mudanças, os valores e as necessidades da sociedade, uma finalidade para a educação, um tipo de indivíduo a ser formado. Para realizar esta pesquisa utilizei a abordagem de cunho qualitativo em que, primeiramente realizei um levantamento das obras que tratam do assunto, e para um maior entendimentoda temática, realizei uma pesquisa dentro do Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota.Como instrumento de coleta de dados, foi realizada uma observação juntamente com a professora regente da turma e a coordenadora pedagógica da escola. A relevância desta temática está na observância nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita dos professores de forma pura, pois as práticas docentes acabam por integrar para si as mudanças constantes em que a sociedade está inserida. O trabalho está organizado da seguinte forma: o primeiro capítulo traz uma breve exposição sobre as dificuldades pedagógicas e uma análise dos pressupostos metodológicos. No segundo capítulo foram delineados o ambiente e as causas da aprendizagem para o ensino. No terceiro e último capítulo é apresentado uma análise da pesquisa de campo, enfocando as observações da prática docente e categorizando alguns conceitos apreendidos, finalizando assim, com as considerações finais. Como resultado do estudo foi possível perceber os reflexos das dificuldades ,suas marcas nas metodologias de ensino, de uma ou outra forma, mesmo que na prática de sala de aula não aconteça igualmente como é planejado, ou consoante ao referencial da escola em si.
Descrição: EUGÊNIO, Maria Angélica de Oliveira. Níveis de dificuldades de leitura e escrita no Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota. 2012. 43f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29186
Aparece nas coleções:EEJAPSP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_maoeugenio.pdf860,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.