Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29176
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Martins, Estefânia Maria Almeida | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Roberto Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-24T13:12:23Z | - |
dc.date.available | 2018-01-24T13:12:23Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Barbosa, R. N.; Martins, E. M. A. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29176 | - |
dc.description | BARBOSA, Roberto Nogueira. Um estudo das dificuldades na leitura e escrita dos educandos do Ensino Fundamental II da Escola Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto - CPPPL III, em Itaitinga/CE. 2012. 89f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educandos | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | Um estudo das dificuldades na leitura e escrita dos educandos do Ensino Fundamental II da Escola Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto - CPPPL III, em Itaitinga/CE | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente monografia teve como objetivo geral Identificar os motivos que dificultam a leitura dos educandos do Ensino Fundamental II da Escola da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto – CPPPL III, localizada no município de Itaitinga-Ce. Pois através da leitura e escrita o homem é capaz de desbravar novos horizontes e romper barreiras em sua vida social e profissional. Trata-se de uma pesquisa exploratória e de campo, qualitativa, descritiva e desenvolvida através da análise de conteúdo e da análise de discurso dos educandos entrevistados. As entrevistas tiveram como base um roteiro de questionário semiestruturado e foram realizadas durante as aulas ministradas no interior da casa de detenção provisória masculina. Analisou-se as seguintes categorias encontradas na pesquisa, que foram: último livro lido, abandono dos estudos, gosto pela leitura, comparativo entre a escola regular e a escola da unidade prisional, dificuldades de leitura e reversão do quadro. Conclui-se que embora a maioria dos educandos entrevistados tenham demonstrado o desejo em aprimorar a leitura e escrita, outros frequentam a escola na unidade prisional apenas pela remição na pena. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEJAPSP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_rnbarbosa.pdf | 28,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.