Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29141
Tipo: Dissertação
Título: Análise do serviço de atenção à saúde auditiva no município de Sobral/Ceará: um enfoque na triagem auditiva do escolar
Título em inglês: ANALYSIS SERVICE WARNING TO HEARING HEALTH IN THE MUNICIPALITY SOBRAL / CEARÁ : A FOCUS ON SCHOOL SCREENING OF HEARING.
Autor(es): Correia, Rafaela Bezerra Façanha
Orientador: Catânio, Percy Antonio Galimbertti
Palavras-chave: Saúde Escolar;triagem;Saúde púbila;audição
Data do documento: 2015
Citação: CORREIA, R.B.F. Análise do serviço de atenção à saúde auditiva no município de Sobral/Ceará: um enfoque na triagem auditiva do escolar. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2015.
Resumo: A audição humana é um fator primordial para o desenvolvimento da linguagem oral, o que exige uma atenção especial aos cuidados auditivos na infância. Nesta fase, algumas alterações auditivas podem passar despercebidas. Considerando a importância do tema, esta pesquisa teve por objetivo analisar o Serviço de Atenção à Saúde Auditiva no Município de Sobral/Ceará, com enfoque na Triagem Auditiva do Escolar. Trata-se de uma pesquisa mista, exploratória e descritiva, utilizando-se de procedimentos documentais e de campo. O cenário do estudo foi o município de Sobral. A coleta de dados ocorreu nos meses de julho e agosto de 2015, nos horários de funcionamento das instituições de ensino municipais e horário de funcionamento do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA). Constituíram sujeitos da pesquisa: a Coordenadora do SASA, a Fonoaudióloga responsável pela Saúde Auditiva do Escolar e oito representantes do núcleo gestor de dezesseis escolas participantes da triagem auditiva na sede do município. A coleta de dados ocorreu após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, com parecer nº 1.143.359. Realizada em dois momentos: seleção do arquivo no Excel, contendo as informações das 1545 triagens auditivas do ano de 2013; em seguida, foram selecionados os 14 prontuários dos alunos/pacientes que apresentaram Perda Auditiva no processo diagnóstico. Posteriormente, realizaram-se entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas e transcritas pela pesquisadora. Utilizou-se a estatística descritiva, representando estes dados através de tabelas, gráficos e quadro. As entrevistas foram analisadas utilizando o método de Análise do Conteúdo Temática. Em seguida, os resultados foram discutidos com a literatura. O Serviço de Atenção à Saúde Auditiva de Sobral foi implementado em 2002, e realiza a Triagem Auditiva do Escolar anualmente com alunos do 2º ano do ensino fundamental. São testadas, através de um audiômetro, as frequências de 500, 1000, 2000 e 4000 HZ, com resultado “passou” ou “falhou”. No ano de 2013, das 1396 (90,4%) crianças participaram da Triagem Auditiva Escolar, 689 (49,3%) foram encaminhadas para o SASA, na qual apenas 311 (45,1%) compareceram. Ao final, foram detectadas 14 (4,5%) perdas auditivas, onde 8 (57,1%) eram do tipo condutiva e todas (100%) de grau discreto ou leve. As sugestões para o aperfeiçoamento foram: capacitação dos professores, realização da triagem auditiva no 1º ano e devolutivas às escolas. A Triagem Auditiva Escolar é uma realidade em toda a sede do município de Sobral, sendo necessárias algumas mudanças para a melhoria desta ação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29141
Aparece nas coleções:PPGSF - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_rbfcorreia.pdf2,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.