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dc.contributor.advisorLeurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga-
dc.contributor.authorSantos, Antônio Felipe Aragão dos-
dc.date.accessioned2012-06-27T15:43:31Z-
dc.date.available2012-06-27T15:43:31Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSANTOS, Antônio Felipe Aragão dos. A manifestação da relação de poder na interação verbal do estagiário em sua prática docente. 2011. 167f. Dissertação (Mestrado em Linguistica) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernaculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2910-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAnálise crítica do discursopt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectPoder(Ciências sociais)pt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.titleA manifestação da relação de poder na interação verbal do estagiário em sua prática docente.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo traz uma análise das relações de poder identificadas na interação verbal produzida durante a prática docente do estagiário (professor em formação). Esta pesquisa mostra, também, uma visão atual sobre a formação de professores em língua francesa no Ceará, por meio de dados obtidos junto às instituições e, também, com a utilização de um questionário aplicado aos alunos de Letras Português/Francês da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual do Ceará. Como pressupostos teórico-metodológicos, foram adotados o Interacionismo Sociodiscursivo, que atribui ao agir e à linguagem um papel fundamental no desenvolvimento humano e as relações de poder tratadas por Foucault. Na metodologia, utilizamos a autoconfrontação proposta por Faïta com o objetivo de trazer à tona os pensamentos e atitudes que as estagiárias tiveram durante a prática do Estágio Supervisionado em Língua Francesa. Com os dados obtidos, verificamos que as estagiárias se sentiram autônomas durante a sua prática docente, porém limitadas ao material e cronogramas impostos pela instituição. Vimos que quanto maior a experiência do estagiário em lecionar uma língua estrangeira, menos explícita será a relação de poder entre ele e o seu professor formador e, assim, maior será a autonomia deste estagiário durante o curso.pt_BR
dc.description.abstract-frCette étude apporte une analyse des relations de pouvoir identifiées dans l’interaction verbale produite pendant la pratique en salle du stagiaire (professeur en formation). Cette recherche montre, aussi, une vision actuelle sur la formation de professeurs en langue française au Ceará, en utilisant des données obtenus avec les institutions et, aussi, avec l’utilisation d’un questionnaire appliqué aux étudiants de Lettres Portugais/Français de l’Université Fédérale du Ceara e de l’Université de l’État du Ceara. Comme présupposés théorique-méthodologiques, ont été adoptés l’Interactionnisme Socio-discursif, qui attribue à l’agir et au langage un rôle fondamental dans le développement humaine e les relations de pouvoir traitées par Foucault. Dans la méthodologie, nous avons utilisé l’auto-confrontation proposée par Faïta avec l’objectif d’apporter les pensées et les attitudes que les stagiaires ont eues pendant la pratique du Stage Supervisioné en Langue Française. Avec les données obtenues, nous avons vérifié que les stagiaires ont été autonomes pendant leur pratique en salle, pourtant limitées au matériel et chronogrammes imposés par l’institution. Nous avons vu que plus grand sera l’expérience du stagiaire en classe de langue étrangère moins sera explicite la relation de pouvoir entre lui et son professeur formateur et, ainsi, plus grande sera l’autonomie de ce stagiaire pendant le cours.pt_BR
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