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dc.contributor.authorSchuster, Herivélton Antônio-
dc.contributor.authorZonatto, Vinícius Costa da Silva-
dc.date.accessioned2018-01-19T20:11:29Z-
dc.date.available2018-01-19T20:11:29Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSCHUSTER, Herivélton Antônio; ZONATTO, Vinicius Costa da Silva. Evidências da eficiência de gastos públicos na alocação dos recursos destinados ao ensino fundamental nos estados brasileiros. Contextus : Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza , v.15, n.2 , p. 8-33, mai/ago 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29105-
dc.description.abstractThe objective this article is to evaluate the efficiency of public spending on education in the initial grades of education elementary, taking as a universe of analysis the set of 260 Brazilian municipalities, composed of the ten largest municipalities of each State, taking into account the most populous according to Database of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE). The analysis was performed through the application of the Data Envelopment Analysis (DEA) technique, and the most adequate methodology is to measure the efficiency of the allocation of public resources to the various services provided. The results showed 13 municipalities with maximum efficiency in the allocation of resources, and 92.31% of these also reached the goal of the Development Index of Basic Education – IDEB in its entirety. It became evident that the municipalities with the highest cost per student enrolled and located in regions with greater economic development were less efficient.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCarlos Adriano Santos Gomespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subjectGastos públicospt_BR
dc.titleEvidências da eficiência de gastos públicos na alocação dos recursos destinados ao ensino fundamental nos estados brasileirospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem como objetivo avaliar a eficiência dos gastos públicos com a educação nas séries iniciais do ensino fundamental, tomando como universo de análise o conjunto de 260 municípios brasileiros, composto pelos dez maiores municípios de cada Estado, levando em consideração os mais populosos segundo a base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A análise foi efetuada por meio da aplicação da técnica Análise Envoltória de Dados – DEA, sendo a metodologia mais adequada para medir a eficiência da alocação dos recursos públicos diante dos diversos serviços prestados. Os resultados evidenciaram 13 municípios com eficiência máxima na alocação dos recursos, sendo que 92,31% destes também atingiram a meta do Índice de Desenvolvimento da educação Básica -IDEB em sua totalidade. Ficou evidente ainda que os municípios com maior custo por aluno matriculado e localizados em regiões com maior desenvolvimento econômico mostraramse menos eficientespt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo tiene como objetivo evaluar la eficiencia del gasto público en educación en los primeros grados de la escuela primaria, tomando como universo de los 260 municipios, que consiste en los diez municipios de cada estado, teniendo en cuenta la más poblada de acuerdo con la la base de datos del Instituto brasileño de Geografía y Estadística (IBGE). El análisis se realizó mediante la aplicación de análisis envolvente de datos técnicos – DEA, la metodología más adecuada para medir la eficiencia de la asignación de los recursos públicos en los diferentes servicios prestados. Los resultados mostraron 13 municipios con la máxima eficiencia en la asignación de recursos, y 92,31% de ellos también llegaron a la meta Índice de Desarrollo de la Educación Básica – IDEB en su totalidad. Se hizo evidente que las ciudades con el mayor costo por estudiante inscrito y se encuentra en las regiones con mayor desarrollo económico eran menos eficientes.pt_BR
dc.title.enEvidences of the efficiency of public expenditurein the allocation of resources for fundamental education in the brazilian statespt_BR
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