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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2895
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rios, Kênia Sousa | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Jorge Henrique Maia | - |
dc.date.accessioned | 2012-06-27T13:02:46Z | - |
dc.date.available | 2012-06-27T13:02:46Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | SAMPAIO, Jorge Henrique Maia. Para não perder o bonde: Fortaleza e o transporte da light nos anos 1913-1947. 2010. 140 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-ce, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2895 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Bonde | pt_BR |
dc.subject | Espaço urbano | pt_BR |
dc.subject | Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Tram | pt_BR |
dc.subject | Urban space | pt_BR |
dc.subject | Modernity | pt_BR |
dc.subject | Bondes - Fortaleza(CE) - 1913-1947 | pt_BR |
dc.subject | Transportes - Aspectos sociais - Fortaleza(CE) - 1913-1947 | pt_BR |
dc.subject | Espaços públicos - Aspectos sociais - Fortaleza(CE) - 1913-1947 | pt_BR |
dc.subject | Fortaleza(CE) - Usos e costumes - 1913-1947 | pt_BR |
dc.title | Para não perder o bonde: Fortaleza e o transporte da light nos anos 1913-1947 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho consiste em analisar historicamente o bonde em Fortaleza no período entre 1913 e 1947, pondo em relevo as relações que os habitantes estabeleciam com a cidade em face da presença desses equipamentos modernos; observando o uso que as diferentes classes sociais faziam do espaço urbano, sobretudo a partir da chegada do bonde, iniciado no ano de 1913, pela companhia inglesa Ceará Tramway Light, e encampado pelo poder público local em 1947. Nesses anos, o bonde foi muito mais do que uma simples máquina, representava a existência do moderno na capital e se constituía em espaço de convivência entre as diferentes classes sociais. Durante esse período, houve um crescimento acentuado da população e, após os anos 1930, os equipamentos urbanos não acompanharam o novo ritmo da cidade. A pesquisa também apresenta como o sistema de transporte define os espaços urbanos, a configuração de bairros e as disputas por locais próximos ao centro. Com uma série de irregularidades, paralisações, dificuldades na circulação, o bonde alterou o cotidiano dos habitantes de Fortaleza na percepção da velocidade, do espaço, do tempo e, principalmente, no caminhar pela urbe. | pt_BR |
dc.title.en | Not to lose the bonde: fortress and transport of Light in the years 1913-1947. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGH - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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