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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28943
Tipo: | TCC |
Título: | Análise de modelagem computacional de uma obra de arte especial com elementos finitos de barra e placa |
Título em inglês: | Computational modeling analysis of a special artwork with bar and plates finite elements |
Autor(es): | Menezes, Marina Chagas de |
Orientador: | Mota, Magnólia Maria Campêlo |
Palavras-chave: | Ponte em concreto armado;Modelos de barra;Modelos de placa;Análise;Método dos elementos finitos |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | MENEZES, M. C. (2017) |
Resumo: | Devido à contínua evolução dos métodos computacionais de análise de estruturas, torna-se necessário realizar pesquisas mais aprofundadas acerca da modelagem dessas estruturas, visto que, para a implementação desses métodos, os modelos de análise devem ser adequados e representativos. O presente trabalho consiste, então, em uma análise comparativa entre diferentes modelos passíveis de serem utilizados na modelagem de uma ponte fictícia de concreto armado em viga reta de alma cheia. A chamada ponte-modelo foi analisada considerando que seus elementos estruturais pudessem ser representados por elementos de barra e elementos de placa. As análises foram realizadas com a mesma sendo representada por uma barra única, por uma grelha de barras, por grelha de barras e placa, e por uma grelha de placas. A análises foram feitas com o auxílio de softwares que se baseiam no Método dos Elementos Finitos (MEF). Para a análise com barra única, foi utilizado o software FTOOL, enquanto que, para a análise com grelha de barras, foi utilizado o software em linguagem Fortran chamado GRELHA. Já para as análises com grelha de barras e placa e placas somente, devido a algumas limitações dos programas mencionados, foi necessário utilizar um software mais complexo, o MIDAS. Os resultados de esforços de momento fletor e esforço cortante das seções determinadas como críticas obtidos com essas análises foram comparados entre si. Os resultados mostraram que há compatibilidade entre os modelos e que a inclusão de modelos de placa pode levar a um refinamento e, consequentemente, a uma economia com a estrutura estudada. Os resultados levaram a concluir também que modelos simplificados podem ser suficientemente representativos dos elementos estruturais da ponte-modelo. |
Abstract: | Due to the continuous evolution of structural analysis computational methods, it is made necessary accomplish in-depth researches about structures modeling, as the analysis models must be suitable and representative for implementation. So this present study consists in a comparative analysis between different models liable to be used in an assumed solid-section beam reinforced concrete bridge. The called model bridge was analyzed considering that its structural elements could be characterized by beam elements and plate elements. The analyses were made with the bridge defined as a single beam, as a grid of beams, as a grid of beams and a plate, and as a grid of plates. The analyses were accomplished with support of Finite Element Method (FEM) programs. Concerning the analysis with a single beam, it was used the software FTOOL, whereas it was used the Fortran language software GRELHA for the grid of beams analysis. As for analysis with grid of beams and plate and analysis with plates only, due to some restrictions in these programs performance, it was necessary to use the more complex software MIDAS. The bending moment and shear force results of the sections set as critical, obtained with the analyses mentioned before, were compared to each other. The results showed that there is a compatibility between all models, that plate models inclusion can lead to a refinement and, in consequence, to an economy in the structure. The results also led to a conclusion that simplified models can be sufficiently representative of the model bridge structural elements. |
Descrição: | MENEZES, Marina Chagas de. Análise de Modelagem Computacional de uma Obra de Arte Especial com Elementos Finitos de Barra e Placa. 2017. 63f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)−Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28943 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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