Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2893
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoraes, Raquel de Almeida-
dc.contributor.authorAlves, Francisco Marciel Lima-
dc.date.accessioned2012-06-27T12:41:41Z-
dc.date.available2012-06-27T12:41:41Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationALVES, Francisco Maciel Lima. Avaliação da efetividade do Curso de Formação de Professores da Universidade Católica de Brasília Virtual. 2007. 75f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Londrina-PR, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2893-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectDistance Learningpt_BR
dc.subjectFormationpt_BR
dc.subjectQualitypt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectEducação Continuadapt_BR
dc.subjectFormação Continuada do Professorpt_BR
dc.subjectAvaliação da Educaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação da Qualidade da Educaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Formação de Professores em Exercíciopt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempt_BR
dc.subjectRealidade virtual na educaçãopt_BR
dc.titleAvaliação da Efetividade do Curso de Formação de Professores da Universidade Católica de Brasília Virtualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da pesquisa realizada para avaliar a qualidade pedagógica de um curso superior de formação de professores a distância. O curso escolhido foi o Programa de Formação de Professores da Universidade Católica de Brasília Virtual. A pesquisa partiu de um estudo de caso onde se realizou a busca de dados através da análise documental do curso: projeto, documentos e da aplicação de questionários a alunos matriculados. Essa tarefa foi motivada a partir da constatação de que o ensino presencial no Brasil dificilmente dará conta de suprir a carência de profissionais habilitados em nível superior, para atuar na educação básica. A pesquisa procedeu a um processo de análise do curso com o intuito de, com base na percepção dos alunos, constatar se há, num curso oferecido a distância, a qualidade necessária para a formação de professores para a educação básica. Ao final da pesquisa pôdese perceber que os alunos estão satisfeitos com a formação profissional proporcionada pelo curso. Esta satisfação, a nosso ver, se constitui na presença da categoria qualidade, no curso. Parece-nos precoce, entretanto, julgar que alcançamos a democratização do acesso à educação bem como a solução dos problemas pelos quais passa o sistema de ensino brasileiro, mesmo por meio da educação a distância, considerando que grande parte da população ainda não tem acesso ao computador e, conseqüentemente, à internet. Porém, esse fato não desmerece a EAD como uma importante alternativa para o desenvolvimento de modelos de cursos a distância para a formação, com qualidade, dos profissionais da educação, haja vista o sucesso de iniciativas e projetos nessa área no Brasil.pt_BR
dc.title.enEvaluation of the Effectiveness of the Course of Formation of Professors of the Universidade Católica de Brasília Virtualpt_BR
Aparece nas coleções:PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_Dis_FMLAlves.pdf656,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.