Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2893
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moraes, Raquel de Almeida | - |
dc.contributor.author | Alves, Francisco Marciel Lima | - |
dc.date.accessioned | 2012-06-27T12:41:41Z | - |
dc.date.available | 2012-06-27T12:41:41Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Francisco Maciel Lima. Avaliação da efetividade do Curso de Formação de Professores da Universidade Católica de Brasília Virtual. 2007. 75f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Londrina-PR, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2893 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Qualidade | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Distance Learning | pt_BR |
dc.subject | Formation | pt_BR |
dc.subject | Quality | pt_BR |
dc.subject | Evaluation | pt_BR |
dc.subject | Educação Continuada | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada do Professor | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da Educação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da Qualidade da Educação | pt_BR |
dc.subject | Programa Formação de Professores em Exercício | pt_BR |
dc.subject | Ambiente Virtual de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual na educação | pt_BR |
dc.title | Avaliação da Efetividade do Curso de Formação de Professores da Universidade Católica de Brasília Virtual | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da pesquisa realizada para avaliar a qualidade pedagógica de um curso superior de formação de professores a distância. O curso escolhido foi o Programa de Formação de Professores da Universidade Católica de Brasília Virtual. A pesquisa partiu de um estudo de caso onde se realizou a busca de dados através da análise documental do curso: projeto, documentos e da aplicação de questionários a alunos matriculados. Essa tarefa foi motivada a partir da constatação de que o ensino presencial no Brasil dificilmente dará conta de suprir a carência de profissionais habilitados em nível superior, para atuar na educação básica. A pesquisa procedeu a um processo de análise do curso com o intuito de, com base na percepção dos alunos, constatar se há, num curso oferecido a distância, a qualidade necessária para a formação de professores para a educação básica. Ao final da pesquisa pôdese perceber que os alunos estão satisfeitos com a formação profissional proporcionada pelo curso. Esta satisfação, a nosso ver, se constitui na presença da categoria qualidade, no curso. Parece-nos precoce, entretanto, julgar que alcançamos a democratização do acesso à educação bem como a solução dos problemas pelos quais passa o sistema de ensino brasileiro, mesmo por meio da educação a distância, considerando que grande parte da população ainda não tem acesso ao computador e, conseqüentemente, à internet. Porém, esse fato não desmerece a EAD como uma importante alternativa para o desenvolvimento de modelos de cursos a distância para a formação, com qualidade, dos profissionais da educação, haja vista o sucesso de iniciativas e projetos nessa área no Brasil. | pt_BR |
dc.title.en | Evaluation of the Effectiveness of the Course of Formation of Professors of the Universidade Católica de Brasília Virtual | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_Dis_FMLAlves.pdf | 656,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.