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Tipo: TCC
Título: Análise da capacidade do terminal de passageiros do aeroporto Internacional Pinto Martins em função de modificações na geometria da pista de pouso e decolagem
Título em inglês: Analysis of the international airport pinto martins passenger terminal capacity as a function for modifications to the geometry of the landing and take-off runway
Autor(es): Melo, David Lincoln de Sousa
Orientador: Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Palavras-chave: Aeroporto;Capacidade;Terminal de Passageiros;Pista de Pouso;Decolagem
Data do documento: 2017
Citação: MELO, David Lincoln de Sousa. Análise da capacidade do terminal de passageiros do aeroporto Internacional Pinto Martins em função de modificações na geometria da pista de pouso e decolagem. 2017. 77 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: É sabido que o Brasil possui algumas deficiências em se tratando de infraestrutura aeroportuária. As melhorias mais expressivas foram feitas na época da criação da INRAERO e, também, no final da década de 1990. Percebeu-se um expressivo aumento de demanda por serviço de transporte aéreo nos últimos 10 anos. Somente em 2015, 117 milhões de passageiros embarcaram e desembarcaram pelos aeroportos brasileiros. Fortaleza também acompanhou esse cenário nacional de aumento de demanda. Com base nisso, este trabalho objetiva analisar as alterações de configuração geométrica de saídas rápidas propostas por Melo (2014) e, a partir desse estudo, prever a demanda de aeronaves e sua influência no processamento de passageiros para a capacidade do terminal atual e para um horizonte futuro com base no Plano de Exploração Aeroportuária da concessão. Foi feita uma análise do mix de aeronaves do Aeroporto Internacional de Fortaleza através de dados históricos e métodos estatísticos. Logo após isso, identificou-se quais cenários, dentre aqueles propostos por Melo (2014) poderiam ser utilizados de forma a atender a demanda prevista. A análise foi feita seguindo critérios de capacidades declaradas pelo Poder Público, a saber: capacidade de processamento de passageiros na hora-pico e número máximo de movimentação de aeronaves. Obteve-se um perfil de utilização de aeronaves para o Aeroporto Internacional de Fortaleza, bem como uma previsão de demanda de passageiros. Os resultados encontrados indicam que a concessionária vencedora do leilão deve providenciar alterações na infraestrutura do Terminal de Passageiros (TPS), visando o aumento da capacidade de processamento de passageiros, haja visto que na presente situação este terminal não atende à demanda presente e,por conseguinte,não atenderá as demandas vindouras.
Abstract: It is known that Brazil has some deficient structure when it comes to airport infrastructure. The most significant improvements were made at the time of INRAERO's creation and also in the late 1990’s. There has been a significant increase in the demand for air transport services in the last 10 years. In 2015 alone, 117 million passengers boarded and disembarked at Brazilian airports. Fortaleza also followed this national scenario of increased demand. Based on these points, this work aims to analyze the changes in the geometric configuration of fast outputs proposed by Melo (2014), as well as, predict the demand of more aircrafts and its influence in the processing of passengers to the capacity of the current terminal and to a future horizon based on the concession's Airport Exploration Plan. An analysis of the Fortaleza International Airport aircraft mix was made using historical data and statistical methods. After that, it was identified which scenarios, among those proposed by Melo (2014), could be used in order to meet expected demand. The analysis was made according to criteria of capacity declared by the Public Authorities, namely: peak-hour passenger processing capacity and maximum number of aircraft movements. An aircraft utilization profile was obtained for the Fortaleza International Airport, as well as a forecast of passenger demand. The results indicate that the auctioned concessionaire must provide changes to the TPS infrastructure, aiming to increase the capacity of passenger processing, since in the present situation this terminal does not meet the current demand and therefore will not meet the demands to come.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28929
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