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Tipo: Dissertação
Título: Análise espacial do desenvolvimento humano educacional dos municípios do estado do Ceará nos anos 2000 e 2010
Autor(es): Lobo, Bruno Jesus Martins
Orientador: Castelar, Luiz Ivan de Melo
Palavras-chave: Municípios Cearenses;Dependência Espacial;IDHM – Educação;Gasto Médio por Aluno
Data do documento: 2017
Citação: LOBO, Bruno Jesus Martins. Análise espacial do desenvolvimento humano educacional dos municípios do Estado do Ceará nos anos 2000 e 2010. 2017. 49f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Economia Profissional, Fortaleza (CE), 2017.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar os padrões espaciais de desenvolvimento humano educacional (IDHM – Educação) existente nos municípios do Estado do Ceará nos anos 2000 e 2010, bem como examinar a existência de dependência espacial bivariada entre os municípios cearenses, considerando as variáveis do Gasto Médio por Aluno e IDHM - Educação. Para esse fim, empregaram-se técnicas de análise exploratória de dados espaciais (AEDE). Dentre os resultados obtidos, podem-se destacar seis: 1) em 2010 os municípios cearenses apresentaram crescimentos significativos no IDHM – Educação e no Gasto Médio por Aluno, bem como esses crescimentos se realizaram em geral de forma mais homogênea dentre os municípios de cada região de planejamento, dada a redução da maioria dos coeficientes de variação (CV) das regiões; 2) vinte municípios apresentaram nos dois anos analisados autocorrelação espacial positiva na variável IDHM - Educação, a saber: São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Fortaleza, Maracanaú, Maranguape, Guaiúba, Pacatuba, Palhano, Aracati, Quixeré e Barbalha na categoria alto-alto; Nova Russas, Aiuaba, Saboeiro, Antonina do Norte, Salitre, Potengi, Araripe, Chaval e Martinópoles, na categoria baixo-baixo; 3) a análise espacial bivariada do Gasto Médio por Aluno com o IDHM – Educação mostrou uma predominância de municípios com baixo Gasto Médio por Aluno circundados por municípios com baixo valor de IDHM – Educação, tanto em 2000 como em 2010, evidenciando as regiões que necessitam de maiores investimentos na área da educação; 4) na análise espacial bivariada apenas onze municípios apresentaram nos dois anos analisados autocorrelação espacial positiva, a saber: Fortaleza, Maracanaú, Aracati, Jaguaruana e Palhano na categoria alto-alto; Chaval, Martinópole, Tianguá, Nova Russas, Saboeiro e Salitre na categoria baixo-baixo; 5) tanto na análise espacial univariada como na bivariada os municípios de Fortaleza, Maracanaú, Aracati e Palhano foram classificados como alto-alto nos dois anos analisados. Por outro lado, os municípios de Chaval, Martinópole, Nova Russas, Saboeiro e Salitre foram classificados como baixo-baixo nesse mesmo período, tanto na análise espacial univariada como na bivariada; 6) tanto na análise espacial univariada como na bivariada nenhum dos municípios da região do Sertão Central obteve resultado significativo estatisticamente, não sendo constatado assim nenhum tipo de dependência espacial.
Abstract: The objective of this study is to identify the spatial patterns of human educational development (IDHM - Education) in the municipalities of the State of Ceará in the years 2000 and 2010, as well as to examine the existence of bivariate spatial dependence among the municipalities of Ceará, considering the variables Average expenditure per student and IDHM - Education. For this purpose, exploratory spatial data analysis techniques (AEDE) were used. Among the results obtained, we can highlight six: 1) in 2010, the municipalities of Ceará showed significant growth in the HDI - Education and Average Expenditure per Student, as well as these growths were generally performed in a more homogeneous way among the municipalities of each region planning, given the reduction of most coefficients of variation (CV) of the regions; 2) twenty municipalities presented positive spatial autocorrelation in the variable IDHM - Educação, in the two years analyzed: São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Fortaleza, Maranguape, Maragapeu, Guaiuba, Pacatuba, Palhano, Aracati, Quixeré and Barbalha in the high-high category ; Nova Russas, Aiuaba, Saboeiro, Antonina do Norte, Salitre, Potengi, Araripe, Chaval and Martinópoles, in the low-low category; 3) the bivariate spatial analysis of Average Spending per Student with the HDI - Education showed a predominance of municipalities with low Average Spending per Student surrounded by municipalities with low HDI - Education values, both in 2000 and 2010, showing the regions that need of greater investments in the area of education; 4) in the bivariate spatial analysis, only 11 municipalities presented positive spatial autocorrelation in the two years, namely: Fortaleza, Maracanaú, Aracati, Jaguaruana and Palhano in the high-high category; Chaval, Martinópole, Tianguá, Nova Russas, Saboeiro and Salitre in the low-low category; 5) in both univariate and bivariate spatial analysis the municipalities of Fortaleza, Maracanaú, Aracati and Palhano were classified as high-high in the two years analyzed. On the other hand, the municipalities of Chaval, Martinópole, Nova Russas, Saboeiro and Salitre were classified as low-low in this same period, both in the univariate and bivariate spatial analysis; 6). In both univariate and bivariate spatial analysis, none of the municipalities in the Central Sertão region had a statistically significant result, so no spatial dependence was observed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28920
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