Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28916
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCunto, Flávio José Craveiro-
dc.contributor.authorFrota, José Lucas Mesquita-
dc.date.accessioned2018-01-09T13:01:26Z-
dc.date.available2018-01-09T13:01:26Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFROTA, J.L.M.(2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28916-
dc.descriptionFROTA,J.L.M. Análise comparativa de algoritmos de visão computacional aplicados a contagens volumétricas em área urbana. 2017. 65f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) − Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.description.abstractThe accelerated urban growth and the dynamism of transport systems make necessary the search for new traffic management tools, which are characterized by their capacity of processing information at a high speed, helping on the decision process. Among these tools is the use of image processing and computer vision algorithms applied to highway monitoring cameras, aiming at the obtainment of traffic parameters based on video images. The present work compares the performance of two different vehicle detection and tracking strategies applied to an urban scenario, characterized by interrupted flow. In order to do so, 45 videos were collected and analyzed and then grouped in high, medium and low flow. In terms of volumetric counts, the results indicated a superior performance of the feature based strategy, which had an average counting error of 7,41 %, while the region based strategy presented a counting error of 11,03 % on average. In addition, the feature based method reached a 74,1 % correct detection rate, whereas the correct detection rate of the region-based method was 66,6 %. The feature based strategy showed a greater capacity to handle the existing difficulties on the urban traffic, having fewer errors in terms of detection, grouping and counting.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstudo de tráfegopt_BR
dc.subjectContagens volumétricaspt_BR
dc.subjectVisão computacionalpt_BR
dc.subjectRastreamento veicularpt_BR
dc.subjectCaracterísticaspt_BR
dc.titleAnálise comparativa de algoritmos de visão computacional aplicados a contagens volumétricas em área urbanapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO acelerado crescimento urbano e o dinamismo dos sistemas de transportes tornam necessária a busca por novas ferramentas de gestão de tráfego, caracterizadas pela capacidade de processamento de informações em alta velocidade, auxiliando a tomada de decisão rápida e fundamentada. Dentre elas, cita-se a obtenção de parâmetros de tráfego a partir do processamento de imagens e do uso de algoritmos de Visão Computacional aplicados a vídeos de monitoramento das vias urbanas. O trabalho compara o desempenho em termos de contagens volumétricas de duas estratégias de detecção e rastreamento veicular aplicadas a um cenário urbano, caracterizado pelo fluxo interrompido. Através da análise de 45 vídeos agrupados em fluxo alto, médio e baixo, foi possível avaliar as duas estratégias. Os resultados indicaram um desempenho superior da estratégia baseada em características, com erro médio de 7,41 %, enquanto a estratégia baseada em regiões apresentou erro de 11,03 %, em média. Além disso, a taxa de detecção correta do método baseado em características foi de 74,1 %, ao passo que o método baseado em regiões teve taxa de 66,6 %. A estratégia baseada em características demonstrou maior capacidade em lidar com as peculiaridades do tráfego urbano, apresentando menor quantidade de erros de detecção, de agrupamento e de contagem.pt_BR
dc.title.enComparative analysis of computer vision algorithms applied to volumetric counts in urban areapt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_jlmfrota.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.