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dc.contributor.advisorOliveira, Almir Leal de-
dc.contributor.authorMiranda, Clarissa Franco de-
dc.date.accessioned2018-01-08T18:19:54Z-
dc.date.available2018-01-08T18:19:54Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMIRANDA, Clarissa Franco de. A serviço da ciência: a fotografia como instrumento da pesquisa científica na expedição Thayer (1865-1866). Orientador: Almir Leal de Oliveira. 2017. 148 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28911-
dc.description.abstractThe present work proposes to understand photography as a tool for scientific research, reflecting from the performance of Thayer Expedition, a North American commission led by the naturalist Louis Agassiz, who came to Brazil between 1865 and 1866. Between the XVIII and XIX centuries, the so-called scientific expeditions, attached to the cosmopolitan sense of European imperialism, spread throughout the world, following a systematic studies pattern and research, naturalists targeted to analyze and classify the places visited, their nature, their culture and their natives. Several scientists came to Brazil bringing with them apprentices, specialists, curious, and one other professional, the photographer, this one now indispensable in clearing and gathering data of the expeditions. The naturalists brought the photograph to their research as part of the empiricist method, considered the reflection of reality printed on paper, it would come to give science greater reliability and proof. Amidst the discussions of a creationist Natural Philosophy and the principles of evolutionary theory, the production of photographic images became a field of disputes inside the science. The records from these experiences, relationships, and strangeness (photographs, travel reports, and scientific literature) make up the most considerable source for the dissertation. Analyzing the conflicts that surrounded different scientific theories, from the imperial intervention to the racialism, and its attempts of verification, the objective is to understand the production of photographic images in the service of science and the techniques appropriations by the empiricist method, understanding how Brazil was inserted in the scientific debate and how the naturalists used the local case records to compose an understanding of universal science.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectExpedição Thayerpt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectLouis Agassizpt_BR
dc.subjectElizabeth Agassizpt_BR
dc.titleA serviço da ciência: a fotografia como instrumento da pesquisa científica na expedição Thayer (1865 – 1866)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho se propõe compreender a fotografia como um instrumento da pesquisa científica, refletindo a partir da atuação da Expedição Thayer, uma comissão norte-americana liderada pelo naturalista Louis Agassiz, vinda ao Brasil entre os anos 1865 e 1866. Entre os séculos XVIII e XIX as chamadas expedições científicas atreladas ao sentido cosmopolita do imperialismo europeu, se espalhavam por todo o mundo, seguindo um padrão sistemático de estudo e pesquisa, os naturalistas visavam analisar e classificar os lugares visitados, sua natureza, sua cultura e seus nativos. Vários cientistas vieram ao Brasil trazendo consigo aprendizes, especialistas, curiosos, e um outro profissional, o fotógrafo, este agora indispensável nos trabalhos de desbravamento e levantamento de dados das expedições. Os naturalistas trouxeram a fotografia para suas pesquisas como parte do método empirista, considerada o reflexo da realidade impresso em papel, viria para dar à ciência maior confiabilidade e comprovação. Em meio às discussões sobre uma Filosofia Natural criacionista e sobre os princípios da teoria evolutiva, a produção de imagens fotográficas se torna um campo de disputas dentro da ciência. Os registros dessas experiências, relações e estranhamentos (fotografias, relatos de viagem e literatura científica) compõem a parte mais considerável de fontes para a dissertação. Analisando os conflitos que circundavam as diferentes teorias científicas, da intervenção imperial ao racialismo, e suas tentativas de comprovação, objetiva-se compreender a produção de imagens fotográficas a serviço da ciência e as apropriações da técnica pelo método empirista, compreendendo como o Brasil foi inserido no debate científico e como os naturalistas se utilizaram dos registros de casos locais para compor um entendimento da ciência universal.pt_BR
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