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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28902
Tipo: | TCC |
Título: | Avaliação de uma viga de concreto pré-moldado para pontes rodoviárias com vão entre 30 e 40 metros |
Título em inglês: | Evaluation of a precast concrete beam to road bridges with span from 30 to 40 meters |
Autor(es): | Lins, Jorge Henrique Ribeiro |
Orientador: | Mota, Joaquim Eduardo |
Palavras-chave: | Ponte;Viga pré-moldada;Concreto protendido;Seção transversal |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | LINS, J. H. R.(2017) |
Resumo: | Soluções em pontes com tabuleiros constituídos por lajes apoiadas sobre vigas pré-moldadas protendidas biapoiadas são umas das mais utilizadas no mundo. Dentre suas vantagens, pode se citar a velocidade de execução, eficiência no vencimento de grandes vãos e vantagem econômica, dado que poderão ser desenvolvidas em paralelo à infraestrutura. O presente trabalho tem como objetivo determinar a faixa admissível de vãos para uma viga protendida em concreto pré-moldado, com seção tipo I, para tabuleiro de pontes rodoviárias. Considerou-se uma ponte de classe 45 com tabuleiro de 10 m de largura, laje de 15 cm de espessura e vãos variando de 25 m a 45 m. Foram também consideradas diferentes opções de tabuleiro, com intereixo variando de 0,75 m a 1,5 m, com acréscimos de 0,25m. O material escolhido para compor as vigas foi um concreto C40 isotrópico e o da laje foi um concreto C40 ortótropico, com o intuito que o esforço longitudinal de flexão do tabuleiro fosse resistido completamente pelas vigas. Para as armaduras ativas, utilizaram-se 9 arranjos de cordoalhas de 12,7 mm de aço CP190RB. Os máximos esforços solicitantes foram comparados aos esforços resistentes em uma abordagem de Estado Limites Últimos e de Serviço, sendo os resultados expressos em gráficos que permitem a identificação da viga estudada. O vão máximo admissível foi de 35,6 m, sendo limitado pelo Estado Limite Último. |
Abstract: | Bridge decks made of slab supported by prestressed precast beams is one of the most used methods worldwide for superstructure conceptions. Among its benefits, it is possible to list quick execution, efficiency in big spans transpositions and economic advantage, since they can be developed in parallel to the infrastructure. The present work aims to determine the allowable range for a prestressed concrete beam, with a cross-section type I, to a road bridges deck. It was considered a class 45 bridge, with 10 m of width and spans varying from 25m to 45 m. It was adopted different options for decks, with interaxis varying from 0,75 m to 1,5 m, with additions of 0,25 m. The chosen material to compose beams was a isotropic concrete C40 and to slab was a orthotropic concrete C40, in order to all longitudinal flexure stress was weathered by beams. For active reinforcement, steel CP190RB 12,7 mm chordae was used in 9 arrangements. The maximum applicant efforts were compared to the resistant efforts in an Ultimate and Serviceability Limit States approach, being the results expressed on identification graphics. The maximum allowable span was 35,6 m, limited by Ultimate Limit State. |
Descrição: | LINS, Jorge Henrique Ribeiro. Avaliação de uma viga de concreto pré-moldado para pontes rodoviárias com vão entre 30 e 40 metros. 2017. 98 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil)–Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28902 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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