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Tipo: TCC
Título: Comparação das estimativas de atraso veicular médio por diferentes métodos
Título em inglês: Comparision of estimates of mean vehicle delay by different methods
Autor(es): Coelho, Alan Victor Rodrigues
Orientador: Castro Neto, Manoel Mendonça de
Palavras-chave: SCOOT;Atraso;TransModeler;VISSIM
Data do documento: 2017
Citação: Coelho, Alan Victor Rodrigues. Comparação das estimativas de atraso veicular médio por diferentes métodos. 2017. 83 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: O crescimento da frota de veículos nas grandes e médias cidades do país e a maior necessidade de deslocamentos de pessoas e bens vem causando congestionamentos cada vez maiores, assim demandando mais conhecimento e análises a respeito dos fenômenos de transportes. A engenharia de tráfego se utiliza das mais variadas ferramentas na avaliação do tráfego, que permitem uma maior precisão na tomada de decisão do analista. Uma boa análise e um estudo bem fundamentados do tráfego dependem de dados que podem ser muito difíceis de obter e a sua coleta pode ser bastante onerosa, sendo assim um obstáculo para as pesquisas sobre o tráfego. O atraso é uma das principais variáveis presentes nos estudos da engenharia de tráfego, sendo o parâmetro mais utilizado para determinar o nível de serviço de uma interseção semaforizada, correspondendo ao tempo perdido por um veículo causado pelas intervenções inerentes ao tráfego. Por ter algumas derivações e variados métodos de estimação, a variável atraso pode ser considerada relativamente complexa. Esse trabalho tem como objetivo comparar o atraso estimado por seis metodologias, para se avaliar a relação entre esses dados e considerar as possíveis aplicações dessas informações. Para efetivar esse objetivo foram identificadas e caracterizadas seis metodologias de coleta, estimação e medição do atraso veicular médio: SCOOT, modelo de cálculo HCM 2010, metodologia de coleta HCM 2010, coleta por GPS e modelagem nos microssimuladores VISSIM e TransModeler. Logo em seguida, foram realizadas coletas da variável seguindo o procedimento indicado por cada método. Por fim, utilizando-se de comparação e análise estatística, foi investigado como a variável atraso veicular médio é medida ou modelada pelos diferentes processos. Os resultados mostraram que as seis metodologias se aproximam consideravelmente nos valores obtidos de atraso, além de considerar qual tipo de atraso cada uma delas obtém e as principais diferenças entre os mesmos. Essa pesquisa contribui no sentido de elucidar a metodologia de estimação do atraso fornecido pelos métodos, além de indicar suas possíveis utilizações e relações existentes entre eles.
Abstract: The growth of the vehicle fleet in the country's large and medium-sized cities and the greater need for people and goods movements have been causing increasing congestion, thus requiring more knowledge and analysis regarding transport phenomena. Traffic engineering uses the most varied tools in the evaluation of traffic, which allow a greater precision for the analyst make the decision. Good, well-researched traffic analysis and analysis rely on data that can be very difficult to obtain and can be very costly to collect, thus being a barrier to traffic research. Delay is one of the main variables present in traffic engineering studies, being the parameter most often used to determine the service level of a traffic signal intersection, corresponding to the time lost by a vehicle caused by the interventions inherent to the traffic. By having some derivations and various estimation methods, the delay variable can be considered relatively complex. This work aims to compare the delay estimated by six methodologies, to evaluate the relationship between these data and to consider the possible applications of this information. In order to achieve this objective, six methodologies of collection were used, estimation and measurement of average vehicle delay were identified and characterized: SCOOT, HCM 2010 calculation model, HCM 2010 collection methodology, GPS collection and modeling in the VISSIM and TransModeler microsimulators. Subsequently, the variables were collected following the procedure indicated by each method. Finally, using comparison and statistical analysis, it was investigated how the variable average vehicle delay is measured or modeled by the different processes. The results showed that the six methodologies approximate considerably the values obtained of delay, besides considering what type of delay each of them obtains and the main differences between them. This research contributes to elucidate the methodology of estimation of the delay provided by the methods, besides indicating their possible uses and relations between them.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28745
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