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dc.contributor.advisorRios, Kênia Sousa-
dc.contributor.authorOliveira, Íris Verena Santos de-
dc.date.accessioned2012-06-25T15:59:17Z-
dc.date.available2012-06-25T15:59:17Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Íris Verena Santos de. Becos, ladeiras e encruzilhadas: andanças do povo-de-santo pela cidade de Salvador. 2007. 204 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-CE, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2868-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectSalvadorpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectVillept_BR
dc.subjectHistoirept_BR
dc.subjectSalvador (BA) - Geografia histórica - 1930pt_BR
dc.subjectUrbanização - Salvador(BA) - 1930pt_BR
dc.subjectEspaços públicos - Salvador(BA) - - 1930pt_BR
dc.subjectSalvador (BA) - Usos e costumes religiosos - 1930pt_BR
dc.subjectCandomble - Salvador (BA) - Rituais - 1930pt_BR
dc.subjectCandomblé - Salvador (BA) - Cerimonias e práticas - 1930pt_BR
dc.titleBecos, ladeiras e encruzilhadas: andanças do povo-de-santo pela cidade de Salvadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação trata das diversas maneiras encontradas pelos adeptos do candomblé para constituir os espaços da cidade de Salvador na década de 1930. Acredito que pais, mães e filhos-de-santo praticavam a cidade de maneira singular, sacralizando regiões tidas como profanas pelos soteropolitanos que não freqüentavam os terreiros, impregnando o espaço urbano de suas formas de viver e ver o mundo. Através da pesquisa em processos criminais, guias turísticos, textos de folcloristas, cronistas e em jornais, da primeira metade do século XX, foi possível verificar que as disputas pela cidade ocorreram em um momento que a composição urbana adquiria significados especiais para as autoridades baianas que acreditavam que a normatização de Salvador poderia contribuir para re-estabelecer a importância da capital baiana no cenário nacional, através de seu progresso e modernização. Tratava-se de um projeto de cidade que se chocava com as religiões afro-brasileiras tidas, por muitos, como símbolo de atraso e incivilidade. Ainda assim, as práticas religiosas de matriz africana ficaram marcadas na toponímia da cidade, mesmo que, em alguns casos, não fosse oficialmente reconhecida, o que reitera as formas peculiares através das quais o povo-de-santo leu e praticou as ruas, becos, ladeiras e encruzilhadas de Salvador.pt_BR
dc.title.enRuelles, ladeiras et carrefours: les marches de peuple-de saint par ville de Salvadorpt_BR
dc.description.abstract-frCe travail concerne les différentes manières auxquelles les adeptes du candomblé ont eu recours pour délimiter les espaces urbains de la ville de Salvador durant les années 30 du XX. siècle. Je fais l’hypothèse que les pères, mères et fils-de-saint s’appropriaient la ville de manière spécifique, en sacralisant des espaces tenus pour profanes par les habitants de Salvador qui n’étaient pas des habitués du candomblé, configurant ainsi les espaces urbains selon leurs manières de vivre et de voir le monde. Par l’analyse d’ actes de procès criminaux, de guides touristiques, de textes de folkloristes, de chroniques et de journaux de la première moitié du XX. siècle, il a éte´possible de vérifier que ces “disputes” autour des espaces urbains se sont produites á un moment où, pour les autorités bahianaises, la composition urbaines avait acquise des significations spéciales ; celles-ci pensaient que la “mise à la norme” de Salvador, par sa modernisation et ce qu’elles appelaientle “progrès”, pourrait contribuer à rétablir l’importance de la capitale bahianaise sur la scène nationale. En fait, il s’agissait là d’un projet de ville qui entrait en conflit frontal avec les religions afro-brésiliennes, religions qui étaient vues comme des symboles de primitivisme et d’incivilité par la classe dominante. Mais cela n’a pas empêché que les pratiques religieuses de matrice africaine sont restées marquées dans la toponymie de la ville, même si, dans certains cas, ces dénominations ne sont pas reconnues offciellement, ce qui renforce les formes particulières par lesquelles le peuple-de saint a lu et pratiqué les rues, les ruelles, les “ladeiras” (rues en pente trés prononcée) et les carrefours de Salvador.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGH - Dissertações defendidas na UFC

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