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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28653
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, José Ailson Lemos de | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-20T18:47:48Z | - |
dc.date.available | 2017-12-20T18:47:48Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, José Ailson Lemos de. A rede intertextual entre as artes na adaptação de um quarto com vista. Transversal - Revista em Tradução, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 4-16, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2446-8959 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28653 | - |
dc.description.abstract | We depart from the notion that media, texts, as well as cultural, production and reception contexts are connected in a complex network, open to momentary associations. A discourse on the structures of domination between the genders which is reflected on the arts is articulated in A Room with a View (1908), a novel by E. M. Forster, which subverts such arrangement by composing male beauty as a means to visual pleasure. In the film adaptation, directed by James Ivory in 1985, diverse art forms such as painting, illustration, music and silent movies translate Forster's text from the director's experiences and visions. The link with high culture through art references became one of the heritage film characteristics. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Transversal - Revista em Tradução | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Artes | pt_BR |
dc.subject | Adaptação | pt_BR |
dc.subject | E. M. Forster | pt_BR |
dc.subject | James Ivory | pt_BR |
dc.subject | Rede intertextual | pt_BR |
dc.title | A rede intertextual entre as artes na adaptação de um quarto com vista | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Parte-se da noção de que mídias, textos, contextos cultural, de produção e de recepção estão conectados em uma complexa rede, aberta a associações momentâneas. Um discurso sobre as estruturas de dominação entre os gêneros refletidas nas artes é articulado no romance Um Quarto com Vista (1908), de E. M. Forster, o qual subverte o arranjo a partir da composição da beleza masculina como objeto de prazer visual. Com Uma Janela para o Amor (1985), o diretor James Ivory recorre a expressões artísticas diversas como pintura, ilustração, música e cinema mudo, que traduzem o texto de Forster a partir de experiências e visões do diretor. O elo com a cultura erudita através de referências artísticas converteu-se em uma das características dos heritage films. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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