Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28579
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Gilson de Sousa-
dc.contributor.authorSilva, Catarina Angélica Antunes da-
dc.contributor.authorBezerra, Tânia Serra Azul Machado-
dc.date.accessioned2017-12-18T15:16:10Z-
dc.date.available2017-12-18T15:16:10Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationOliveira, G. S.; Silva, C. A. A.; Bezerra, T. S. A. M. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28579-
dc.descriptionOLIVEIRA, Gilson de Sousa; SILVA, Catarina Angélica Antunes da; BEZERRA, Tânia Serra Azul Machado. Educação profissional de nível técnico integrada ao Ensino Médio: uma análise das escolas profissionalizantes do Estado do Ceará. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 17, p. 1-12, jan./jul. 2017.pt_BR
dc.description.abstractThis text, bibliographic and documentary character, traces an overview of the Brazilian professional education and analyzes, in particular, the prospect of comprehensive education, inaugurated with the promulgation of Decree No. 5.154 / 04, which resulted in the creation of the network of schools professionalizing the state of Ceará, from 2008. this is a qualitative research, based on official documents and studies that historicizes this problem, considering especially the political, cultural and socio-economic aspects of the process, which adopt the epistemology dialectic. It was found that, despite the possibility of offering an integral education, polytechnic and technological type inaugurated with this decree, the school developed these school units tangency this perspective, priority, as in the past, the demands of the labor market.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectSecondarypt_BR
dc.titleEducação profissional de nível técnico integrada ao Ensino Médio: uma análise das escolas profissionalizantes do Estado do Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente texto, de caráter bibliográfico e documental, traça um panorama geral da educação profissional brasileira e analisa, de modo especial, a perspectiva de educação integral, inaugurada com a promulgação do Decreto nº 5.154/04, que culminou na criação da rede de escolas profissionalizantes do estado do Ceará, a partir de 2008. Trata-se de uma investigação qualitativa, baseadas em documentos oficiais e em estudos que historiciza essa problemática, considerando, sobretudo os aspectos políticos, culturais e socioeconômicos envolvidos no processo, os quais adotam a epistemologia dialética. Identificou-se que, apesar da possibilidade de oferta de uma educação integral, do tipo politécnica e tecnológica inaugurada com este decreto, o ensino desenvolvido nestas unidades escolares tangencia esta perspectiva, priorizando, assim como no passado, as demandas do mercado de trabalho.pt_BR
dc.title.enProfessional education level technical integrated to high schoolpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_gsoliveiracaasilva.pdf526,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.