Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28507
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Marcela Regina Vasconcelos da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-14T18:08:31Z | - |
dc.date.available | 2017-12-14T18:08:31Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Nascimento, M. R. V. S. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-6321 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28507 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Marcela Regina Vasconcelos da Silva. Multimodalidade e hipertexto: uma análise do site Hora do ENEM. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 434-448, jan./jun. 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | In current society, characterized by the coletive knowledge construction, intense information Exchange and high conectivity, gains attention the multimodal character of communication. With the spread of new communication ways, due to the development of multiple kinds of information technology, it becomes necessary to discuss how multimodality and hypertext interacts in the construction of senses. For that we have analyzed the website Hora do ENEM, in the light of the theoretical studies of Dionysus (2008, 2009), Dondis (2007), Kress; Van Leeuwen (2006), Rojo (2009), Soares (2004), Vieira (2007). The results obtained ratified the idea that only the domain of the linguistic system is not sufficient for the construction of meanings in the reading of the texts, considering that the presence of multimodal elements in these texts of wide social circulation is significant for the understanding. It was found that, since the use of verbal signs and visual resources, in addition to being relevant to the effects of meaning, are considered more attractive and more informative by the literate readers, there could be, on the Hora do ENEM website, a greater investment in dialogue between verbal and non-verbal resources. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrepalavras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Hipertexto | pt_BR |
dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Hypertext | pt_BR |
dc.title | Multimodalidade e hipertexto: uma análise do site Hora do ENEM | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Na sociedade atual, marcada pela ampliação da construção coletiva de conhecimentos, intensa troca de informações e alta conectividade, ganha relevo o caráter multimodal da comunicação. Com a proliferação de novos meios de comunicação, devido ao desenvolvimento de múltiplas tecnologias de informação, torna-se imprescindível discutir como multimodalidade e hipertexto interagem na construção de sentidos. Para tanto, analisamos o site Hora do ENEM, à luz dos estudos teóricos de Dionísio (2008, 2009), Dondis (2007), Kress; van Leeuwen (2006), Rojo (2009), Soares (2004), Vieira (2007). Os resultados obtidos ratificaram a ideia de que apenas o domínio do sistema linguístico não é suficiente para a construção de sentidos na leitura dos textos, tendo em vista que a presença de elementos multimodais nesses textos de ampla circulação social é significativa para a compreensão. Foi constatado que, uma vez que a utilização de signos verbais e recursos visuais, além de relevante para os efeitos de sentido, são considerados mais atraentes e mais informativos pelos leitores letrados, poderia haver, no site Hora do ENEM, um investimento maior no diálogo entre recursos verbais e não verbais. | pt_BR |
dc.title.en | Multimodality and hypertext: an analysis of the site Hora do ENEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_mrvsnascimento.pdf | 286,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.