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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlbuquerque, Bárbara-
dc.contributor.authorMelo, Mônica Santos de Souza-
dc.date.accessioned2017-12-14T12:28:51Z-
dc.date.available2017-12-14T12:28:51Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationAlbuquerque, B.; Melo, M. S. S. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28482-
dc.descriptionALBUQUERQUE, Bárbara; MELO, Mônica Santos de Souza. Bela, recatada e do lar: uma análise semiolinguistica da matéria da revista Veja. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 7, v. 7, n. 1, p. 343-365, jan./jun. 2017.pt_BR
dc.description.abstractThis work realizes an analysis of the speech, from concepts and categories theory semiolinguistics proposed by Patrick Charaudeau. The corpus which comprise this analysis consists of the article titled Marcela Temer: pretty, demure and “housewife”, published in Veja magazine. This study aims toidentify the subjects participated in the analyzed communication act, to emphasize the elements of this contract and describe the discursive gender configuration of which the corpus part, as well as the sociodiscursive imaginary about the identity and women’s roles disseminated by magazine. The analysis has shown that Veja constructs a beliefbased knowledge based on the point of view of the newscaster and at the same time establishes and disseminates ideal feminine roles and behaviors.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectImagináriospt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.titleBela, recatada e do lar: uma análise semiolinguistica da matéria da revista Vejapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho realiza uma análise do discurso, a partir de conceitos e categorias da Teoria Semiolinguística, propostos por Patrick Charaudeau. O corpus que compõe essa análise é constituído pela matéria intitulada Marcela Temer: bela, recatada e “do lar”, publicada na revista Veja. Este estudo tem como objetivos identificar os sujeitos participantes do ato de comunicação analisado, ressaltar os elementos desse contrato e descrever a configuração do gênero discursivo dos quais o corpus faz parte, assim como os imaginários sociodiscursivos a respeito da identidade e dos papéis da mulher difundidos pela revista. A análise demonstrou que a Veja constrói um saber de crença, baseado no ponto de vista do locutor da notícia e, ao mesmo tempo, estabelece e difunde papéis e comportamentos femininos ideais.pt_BR
dc.title.enPretty, demure and housewife: a semiolinguistic analysis of the article in Veja magazinept_BR
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