Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28478
Tipo: Resumo
Título: A coleção carcinológica do Instituto de Ciências do Mar - LABOMAR/UFC
Autor(es): Sousa, Vitória Régia Gonçalves de
Bezerra, Luis Ernesto Arruda
Palavras-chave: Coleção;Carcinologia;Requalificação
Data do documento: 2016
Citação: SOUSA, V. R. G.; BEZERRA, L. E. A. (2016)
Resumo: Coleções taxonômicas reúnem e preservam ordenadamente indivíduos, ou partes destes, para facilitar os estudos acerca das riquezas biológicas existentes, já que estas sofrem mudanças com o passar do tempo. O LABOMAR é reconhecido como um importante centro de pesquisa em taxonomia, sistemática e ecologia de crustáceos no Brasil, particularmente devido aos esforços empreendidos pelo Prof. José Fausto Filho nas décadas de 60 e 70. As atividades do Prof. Fausto Filho levaram a criação da coleção carcinológica do LABOMAR a qual foi, durante muitos anos, uma das mais importantes do Brasil, com os holótipos das espécies descritas pelo Prof. Fausto (Palaemon paivai, Gonodactylus moraisi e Callinectes affinis) depositados na coleção. Entretanto, o Prof. Fausto interrompeu suas atividades na década de 80, após sua aposentadoria, o que fez com que houvesse uma diminuição na aquisição de exemplares para a coleção, bem como uma interrupção das atividades de manutenção, revisão e tombamento de exemplares. Os registros atuais indicam que a coleção possui 574 lotes catalogados, compreendendo 281 espécies (sendo três holótipos), 35 famílias e três ordens (Stomatopoda, Isopoda e Decapoda). Contudo, boa parte desse material se deteriorou devido a falta de manutenção e/ou não é mais encontrado na coleção, incluindo os holótipos. Dessa forma, foi iniciado, a partir de abril de 2016, um processo de reorganização e requalificação da coleção. No momento, está sendo feita a checagem das espécies tombadas, além do registro do material em um livro de tombo, que até então ainda não existia. Até o presente momento, o que pode ser observado no material tombado é que foram encontrados lotes de apenas 31 famílias, indicando que houve perda de representantes de, pelo menos, quatro famílias. Infelizmente, os holótipos das espécies descritas pelo Prof. Fausto não foram localizados. Por outro lado, há uma grande quantidade de espécies a serem identificadas e tombadas.
Descrição: SOUSA, Vitória Régia Gonçalves de; BEZERRA, Luis Ernesto Arruda. A coleção carcinólogica do Instituto de Ciências do Mar– LABOMAR/UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28478
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_vrgsousa.pdf50,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.