Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2846
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRamos, Francisco Régis Lopes-
dc.contributor.authorOliveira, Ana Amélia Rodrigues de-
dc.date.accessioned2012-06-25T12:45:56Z-
dc.date.available2012-06-25T12:45:56Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Amelia Rodrigues de. Juntar, separar, mostrar : memória e escrita da história no Museu do Ceará (1932 - 1976). 2008. 184 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-CE, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2846-
dc.description.abstractThis research aims to interpret the course of the Ceara History Museum, since its creation (in 1932) until 1976. It discusses the manners of its exposures and sees about its public education function, considering that the Museum works as an educational institution where the historical objects could teach about past ages. In this way this research also analyze the Ceara History Museum from onward the agreements and conflicts which collaborate with its creation, considering it as a result of the social relationships which define its uses in a certain age.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectMuseumpt_BR
dc.subjectMuseu do Ceará - História - 1932-1976pt_BR
dc.subjectMuseus históricos - Ceará - 1932-1976pt_BR
dc.subjectHistoric memorypt_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.titleJuntar, separar, mostrar: memória e escrita da história no Museu do Ceará (1932 - 1976)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa tem como objetivo interpretar a trajetória do Museu Histórico do Ceará, desde a sua criação em 1932 até o ano de 1976, enfocando as formas de exposição de seu acervo, refletindo sobre a função de lugar de instrução pública, já que o Museu assume o caráter de instituição educativa, onde os objetos expostos aparecem com a intenção de ensinar e de construir representações sobre o passado. A partir dessa problemática, busquei analisar o Museu Histórico a partir dos acordos e dos conflitos que o constituíram, pois o mesmo é resultado das relações sociais que definem a sua utilização num dado período.pt_BR
Aparece en las colecciones: PPGH - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2008_dis_aaroliveira.pdf7,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.