Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2846
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ramos, Francisco Régis Lopes | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ana Amélia Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2012-06-25T12:45:56Z | - |
dc.date.available | 2012-06-25T12:45:56Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ana Amelia Rodrigues de. Juntar, separar, mostrar : memória e escrita da história no Museu do Ceará (1932 - 1976). 2008. 184 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-CE, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2846 | - |
dc.description.abstract | This research aims to interpret the course of the Ceara History Museum, since its creation (in 1932) until 1976. It discusses the manners of its exposures and sees about its public education function, considering that the Museum works as an educational institution where the historical objects could teach about past ages. In this way this research also analyze the Ceara History Museum from onward the agreements and conflicts which collaborate with its creation, considering it as a result of the social relationships which define its uses in a certain age. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Historiografia | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Museu | pt_BR |
dc.subject | Museum | pt_BR |
dc.subject | Museu do Ceará - História - 1932-1976 | pt_BR |
dc.subject | Museus históricos - Ceará - 1932-1976 | pt_BR |
dc.subject | Historic memory | pt_BR |
dc.subject | Historiography | pt_BR |
dc.title | Juntar, separar, mostrar: memória e escrita da história no Museu do Ceará (1932 - 1976) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa tem como objetivo interpretar a trajetória do Museu Histórico do Ceará, desde a sua criação em 1932 até o ano de 1976, enfocando as formas de exposição de seu acervo, refletindo sobre a função de lugar de instrução pública, já que o Museu assume o caráter de instituição educativa, onde os objetos expostos aparecem com a intenção de ensinar e de construir representações sobre o passado. A partir dessa problemática, busquei analisar o Museu Histórico a partir dos acordos e dos conflitos que o constituíram, pois o mesmo é resultado das relações sociais que definem a sua utilização num dado período. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGH - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_dis_aaroliveira.pdf | 7,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.