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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28462
Tipo: | Dissertação |
Título: | Bidirectional search for nearest neighbors queries over road networks |
Autor(es): | Rêgo, Luís Gustavo Coutinho do |
Orientador: | Macêdo, José Antônio Fernandes de |
Coorientador: | Nascimento, Mário Antonio do |
Palavras-chave: | k nearest neighbors;Road networks;Spatial queries |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | RÊGO, Luís Gustavo Coutinho do. Bidirectional search for nearest neighbors queries over road networks. 2017. 38 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho estuda a consulta dos k vizinhos mais próximos em redes de ruas estáticas, considerando Pontos de Interesse Voláteis (PoI-V). Esse novo tipo de PoI tem uma alta frequência de atualização de localização em um mapa e sua disponibilidade é incerta. Aplicações de compartilhamento de caronas representam um bom exemplo de uso dessa consulta: motoristas podem tornar-se disponíveis ou indisponíveis a qualquer momento para aceitarem uma chamada ou ter suas localizações alteradas com frequência. Soluções anteriores utilizam índices espaciais ou demandam uma fase de pré-processamento no algoritmo, fazendo com que as suas utilizações com PoI-V’s sejam inviáveis uma vez que se um desses objetos tornar-se disponível ou indisponível, o pré-processamento ou o índice deverão ser refeitos. A solução proposta utiliza uma combinação do algoritmo A* com uma busca bidirecional, direcionando a expansão dos vértices, bem como diminuindo o tempo de processamento da consulta. Técnicas de poda de espaço de busca também são aplicadas para reduzir a quantidade de potenciais PoI-V’s a serem verificados. A corretude e a construção do algoritmo são apresentadas, assim como uma avaliação experimental empírica com redes de ruas reais. |
Abstract: | The present work studies the k nearest neighbors queries in static road networks, considering Volatile Points of Interest (VPoI). This new type of PoI has a high frequency of location update on a map and its availability is uncertain. Car-sharing applications are a good example of this kind of query use: drivers can become available or unavailable at any time to accept a call or have their locations changed frequently. Previous solutions use spatial indexes or require a preprocessing phase in the algorithm, making their use with VPoI’s not feasible since if one of these objects becomes available or unavailable, preprocessing or indexing should be redone. The proposed solution uses a combination of the A* algorithm with a bidirectional search, directing an expansion of the vertices as well as reducing the processing time of the query. Search space pruning techniques are also applied to reduce the amount of potential VPoI’s to be scanned. The correctness and construction of the algorithm are presented, as well as an empirical experimental evaluation with real road networks. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28462 |
Aparece nas coleções: | DCOMP - Dissertações defendidas na UFC |
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